Desconstruindo o Dilema Glaser-Strauss: Uma Discussão Integrativa da Grounded Theory em Administração

Autores

Palavras-chave:

abordagem integrativa, estilo positivista, estilo interpretativista, teoria fundamentada em dados

Resumo

A Grounded Theory, desenvolvida na década de 1960 pelos sociólogos Barney Glaser e Anselm Strauss, foi definida como metodologia ou estilo de pesquisa. Novos caminhos investigativos têm emergido com aplicações da Grounded Theory (ou Teoria Fundamentada em Dados). O objetivo deste estudo é mostrar que o antagonismo de Glaser e Strauss pode ser examinado numa perspectiva de complementaridade conceitual, fazendo emergir desta abordagem integrativa uma metodologia altamente estruturada e de caráter eminentemente flexível. A Grounded Theory possui como objetivo desenvolver teorias, fundamentando-se em dados empíricos, sistematicamente coletados e analisados. Com o passar do tempo, a abordagem clássica mostrou-se demasiadamente subjetiva para atender às demandas de pesquisas empíricas em administração. Por essa razão, diversos autores defendem as ideias de Strauss e Corbin (1990). Este estudo, de natureza ensaística,
propõe e examina um framework de abordagem integrativa da Grounded Theory. Busca-se enfatizar as qualidades complementares propostas pelos autores, tratadas como não excludentes, mesmo enviesadas ao estilo positivista de Strauss e Corbin (1998) e ao estilo interpretativista de Glaser e Strauss (1967), sem infringir o princípio elementar da abordagem clássica de que a teoria emerge
ao longo da pesquisa. A aplicação desta metodologia pode tornar-se uma opção promissora para o desenvolvimento científico, revelando potencialidades que proporcionem ao pesquisador flexibilidade e liberdade para criar. Nesse contexto, os pressupostos ontológicos e metodológicos são escolhas do pesquisador, que pode mesclar métodos de pesquisa (mixed-methodology) e propor o uso combinado e sequencial de técnicas quantitativas e qualitativas no processo de criação de teorias substantivas. 

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Biografia do Autor

Maria Carolina Conejero, Centro Universitário FEI

Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Docente no Centro Universitário FEI nos cursos de Administração e Ciência da Computação. Coordenadora e docente do Projeto Jovem Inusitado na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) vinculado ao Núcleo de Inovação Pedagógica.

Maria Laura Ferranty MacLennan, FEA USP

Doutora em Ciências (Administração) pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Docente no Centro Universitário FEI nos cursos de Administração, Engenharias e Ciência da Computação.

Publicado

2023-08-21

Como Citar

1.
Conejero MC, MacLennan MLF. Desconstruindo o Dilema Glaser-Strauss: Uma Discussão Integrativa da Grounded Theory em Administração. Organ. Soc. [Internet]. 21º de agosto de 2023 [citado 30º de junho de 2024];30(106). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/50483

Edição

Seção

Artigos