Poesia na Pesquisa em Administração

Autores

Palavras-chave:

poesia, poética, pesquisa, ética

Resumo

A poesia pode contribuir para o avanço da pesquisa em administração. Para refletir sobre a poesia como caminho para regenerar a pesquisa em administração, vamos entender sobre os modos de pesquisar e a constituição do(a) pesquisador(a). A poesia é uma forma de iniciar a construção de sentido e, ao mesmo tempo, um mecanismo de enfrentamento, enquanto forma de reexistir para não dexistir. A representação poética de vidas não constitui um fim em si mesma. O objetivo é político: mudar a maneira como pensamos as pessoas e suas  vidas nas organizações, usando o formato poético. O pesquisador-poeta torna o mundo visível a partir de novas perspectivas e entendimentos, evidenciando uma responsabilidade ético-política no  que diz respeito ao poético. A poesia pode ultrapassar as formas prescritas de leitura, escrita, de compreender e ‘fazer’ organizações e administração, conectando-se a considerações éticas de voz e dinâmicas de poder. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Simone Antonello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora na Escola de Administração da UFRGS. Editora associada da revista Organizações & Sociedade para o eixo Organizações, Aprendizagem e Conhecimento. Pesquisa e publica sobre formação e pesquisa em administração, aprendizagem nas organizações, abordagens críticas relacionadas à constituição de saberes, de práticas e do trabalho em diferentes espaços organizativos.

E-mail: claudia.antonello@ufrgs.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9654-5125

Eduardo Paes Barreto Davel, Universidade Federal da Bahia

Doutor em administração pela École des Hautes Études Commerciales de Montréal (Canadá), com pós-doutorado em administração pela Nova School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Professor na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Editor-chefe da revista Organizações & Sociedade. Pesquisa e publica sobre empreendedorismo cultural, gestão do processo criativo, ensino, metodologia, aprendizagem, cultura e estética nas organizações.

E-mail: davel.eduardo@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0610-6474

Publicado

2022-05-10

Como Citar

1.
Simone Antonello C, Paes Barreto Davel E. Poesia na Pesquisa em Administração. Organ. Soc. [Internet]. 10º de maio de 2022 [citado 30º de junho de 2024];29(101). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/49153

Edição

Seção

Editorial