Que “Macho” é Esse?: “Anormalização”de Subjetividades em Videoclipes de Bregafunk

Autores

  • André Luiz Maranhão de Souza-Leão Universidade Federal de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-7660-5845
  • Mariana Almeida de Souza Lopes Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil

Palavras-chave:

Bregafunk music, Music videos, Alpha male, Abnormalization, Foucauldian Discourse Analysis

Resumo

 A indústria do entretenimento é caracterizada por produções discursivas de natureza ideológica. Desta maneira, diferentes gêneros musicais atuam como vetores de identidade; assim, é possível perceber a representação de homens como o gênero dominante em alguns. O Bregafunk se destaca entre estes gêneros, uma vez que seus videoclipes evidenciam homens héteros e viris ao mostrar mulheres, pessoas LGBTQIAPN+ e pessoas gordas de maneira estigmatizada. Baseado na teoria foucaultiana, o presente estudo aborda o processo de “anormalização” de uma subjetividade, realizado por outra subjetividade socialmente dominante como forma de defender e manter sua posição. Para realizar este processo, este trabalho apresenta a seguinte pergunta de pesquisa: como as produções de videoclipes do bregafunk representam alteridades da subjetividade masculina? No total, 777 videoclipes de bregafunk postados no YouTube entre setembro de 2012 e setembro de 2020 foram investigados a partir da análise de discurso foucaultiana a fim de responder a esta questão. Resultados evidenciaram o discurso dominante do “artista macho do bregafunk”, ancorado em uma estratégia que foca na perpetuação de estereótipos e do machismo. Assim, foi possível concluir que esta subjetividade é uma variação do macho alfa, que se baseia no repertório cultural e contexto social para se consolidar como a identidade dominante ao subjugar outras identidades em um movimento duplo consistente de uma autoafirmação e uma negação do outro. Além disso, foi possível inferir que ter como alvo mulheres, pessoas LGBTQIAPN+ e pessoas gordas pode ser uma estratégia de defesa contra o crescimento do poder político destes grupos nas últimas décadas.

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Biografia do Autor

André Luiz Maranhão de Souza-Leão, Universidade Federal de Pernambuco

Doctor in Management from Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Associate professor at the Management Department (DCA) and faculty member at the Management Graduate Program (PROPAD) of UFPE. Research fellow of CNPq – National Council for Scientific and Technological Development. Coordinator of the AKAFans – Collective of Researchers on Fan, Media and Entertainment Studies.

Mariana Almeida de Souza Lopes, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Membro do AKAFans – Coletivo de Pesquisadores em Estudos de Fãs, Mídia e Entretenimento.

Publicado

2024-05-27

Como Citar

1.
de Souza-Leão ALM, Lopes MA de S. Que “Macho” é Esse?: “Anormalização”de Subjetividades em Videoclipes de Bregafunk. Organ. Soc. [Internet]. 27º de maio de 2024 [citado 17º de agosto de 2024];31(108). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/48663

Edição

Seção

Artigos