O Organizar de Práticas de Gestão de Atividades Artísticas e Culturais em uma Escola Pública

Autores

  • Bruno Ricardo Peixoto de Rezende Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGAdm-Ufes) https://orcid.org/0000-0002-5692-3002
  • Dério José Faustino Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0002-3259-2691

Palavras-chave:

devir da prática, lente da prática, organizing, gestão escolar, arte e cultura na escola

Resumo

Este artigo objetivou analisar o organizar das práticas de gestão de atividades artísticas e culturais em uma instituição federal de ensino. Para isso, utiliza as contribuições do organizing e da prática como lente como abordagens epistemológicas e se caracteriza como uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida em duas fases: uma exploratória, que envolve análise de documentos e duas entrevistas projetivas, e uma fase de imersão em campo, caracterizada pelo método da observação participante e pela análise das práticas de gestão na implantação de um Núcleo de Arte e Cultura na instituição federal de ensino estudada. Como resultados, obteve-se que a abordagem do organizing articulada às práticas de gestão de atividades artísticas e culturais possibilita entender a gestão de maneira menos ortodoxa em relação ao binarismo comum ao campo da gestão escolar, que envolve constante disputa entre elementos e ideologias da gestão democrática e da gestão tradicional. O estudo contribui por caracterizar o processo de ressignificação dos aspectos materiais na prática da gestão escolar, o que possibilita problematizar o uso dos planejamentos administrativos e o papel da contextualidade na atribuição de competências das dinâmicas grupais e apontar os efeitos das tomadas de decisões na gestão escolar. 

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Biografia do Autor

Bruno Ricardo Peixoto de Rezende, Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGAdm-Ufes)

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pós-graduando no Doutorado em Administração da Ufes. Docente voluntário no curso de Especialização em Educação e Divulgação em Ciências do Instituto Federal do Espírito Santo. Membro do Grupo de Estudos em Simbolismos e Práticas no Organizar (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0164392716484982). 

Dério José Faustino Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Cursando PósGraduação Lato Sensu em Educação para Relações Étnico-Raciais pelo Instituto Federal de Minas Gerais Campus Bambuí. Servidor Técnico Administração em Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). Membro do Raízes: Grupo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas de Cariacica. 

Publicado

2023-02-01

Como Citar

1.
Rezende B, Faustino Júnior D. O Organizar de Práticas de Gestão de Atividades Artísticas e Culturais em uma Escola Pública. Organ. Soc. [Internet]. 1º de fevereiro de 2023 [citado 22º de dezembro de 2024];30(104). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/47740

Edição

Seção

Artigos