A Mobilidade Internacional Voluntária Vivida em Riso, Choro e Ressignificação: Experiências de Brasileiros Compartilhadas em Canais no Youtube

Autores

Palavras-chave:

mobilidade geográfica internacional, mobilidade voluntária, autoexpatriado, imigrante, pesquisa narrativa.

Resumo

A mobilidade internacional voluntária exige maior responsabilidade, visto que não há estrutura e suporte organizacional para o desafio de viver em outro país. O objetivo deste trabalho é analisar o processo de adaptação intercultural de brasileiros imigrantes e autoexpatriados em países “fora do eixo” (menos procurados/sem comunidade estruturada de brasileiros) a partir de seus relatos e interações em canais no YouTube. O estudo emprega abordagem qualitativa, com pesquisa narrativa de quatro indivíduos. Os dados foram coletados entre março e maio de 2021 de acordo com as categorias: adaptação intercultural; tipos de adaptação; estrutura e funcionamento do canal. Confirmou-se a aplicabilidade das teorias de adaptação intercultural para analisar a mobilidade voluntária, porém com necessidade de considerar aspectos específicos, como as ações de ajuste antecipado, a influência dos canais no foco e esforço de adaptação ao ambiente geral e de interação com os locais e o surgimento de aspectos e comportamentos individuais (como flexibilidade à mudança e autoconhecimento), que se mostraram relevantes para o processo de adaptação intercultural na mobilidade voluntária. Como contribuição teórica, compreende-se que para utilizar as teorias sobre adaptação intercultural com o intuito de analisar a mobilidade voluntária é necessário considerar alguns aspectos específicos desse tipo de mobilidade ainda no país de origem, o peso e importância de cada ambiente de adaptação para o objetivo do expatriado voluntário e o quanto essa experiência é compartilhada e exposta em diferentes meios com o seu respectivo impacto nas escolhas e (re)criação de significados. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Maria Bueno, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas em São Paulo, na linha de Estudos Organizacionais, com pós-doutorado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora adjunta de graduação e pós-graduação (Mestrado Profissional em Gestão Organizacional) da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN) desde 2013. Coordena e participa de projetos de pesquisa e ensino sobre Organizações e Interculturalidade e Gestão e Estratégia de Negócios da FAGEN/UFU. Publicou artigos em periódicos nacionais e apresentou trabalhos em eventos nacionais e internacionais. 

E-mail: janaina.bueno@ufu.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0858-7657

Carlos Roberto Domingues, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP). Professor adjunto na graduação e pós-graduação na Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN) desde 2013. Professor permanente do Mestrado Profissional em Gestão Organizacional da FAGEN/UFU. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Gestão e Estratégia de Negócios, com projetos de pesquisa de iniciação científica registrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Tem trabalhos publicados em periódicos e apresentados em eventos nacionais e internacionais em temas sobre Estratégia e Estudos Organizacionais.

E-mail: carlos.domingues@ufu.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5606-4490

Amanda Cristina Corrêa Vaz, Universidade Federal de Uberlândia

Estudante do Curso de Graduação em Administração na Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU). Apresentou trabalhos em eventos científicos.

E-mail: amanda.cristinavaz@ufu.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3453-8258

Nicole Hage Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Estudante do Curso de Administração Integral da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU). Integrante do Grupo de Pesquisa em Organizações, Estratégias e Regionalidades GPOER e bolsista de iniciação científica. Apresentou trabalhos em eventos científicos.

E-mail: nicole.hage@ufu.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8837-9670

Publicado

2022-10-28

Como Citar

1.
Bueno JM, Domingues CR, Vaz ACC, Ferreira NH. A Mobilidade Internacional Voluntária Vivida em Riso, Choro e Ressignificação: Experiências de Brasileiros Compartilhadas em Canais no Youtube. Organ. Soc. [Internet]. 28º de outubro de 2022 [citado 30º de junho de 2024];29(103). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/47086

Edição

Seção

Artigos