Impacto Socioambiental da Pesquisa

Autores

  • Andréa Cardoso Ventura Universidade Federal da Bahia
  • Eduardo Paes Barreto Davel Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

impacto; pesquisa; questões socioambientais.

Resumo

A reflexividade voltada para o futuro do planeta e dos seres que nele habitam é uma questão vital para assegurarmos um amanhã possível. Então, a consideração do impacto socioambiental em toda e qualquer pesquisa deveria se tornar uma preocupação onipresente e incontornável dos(as) pesquisadores(as), das instituições educacionais e das agências reguladoras de pesquisa científica. Isto é, o impacto socioambiental, em suas mais diversas facetas, deve ser incorporado em todo e qualquer processo de geração de conhecimento. Nesse sentido, algumas indagações fomentam essa incorporação na condução da investigação acadêmica: Como a pesquisa pode garantir impactos socioambientais positivos e efetivos à sociedade? Qual é a melhor forma de conduzir a pesquisa para que, desde sua geração, ela produza impactos socioambientais positivos? Como viabilizar a realização de pesquisas totalmente dedicadas à geração de impactos socioambientais positivos, desde a sua realização até a geração de seus resultados? Concluímos que o grau de importância dos impactos socioambientais deve equivaler ou ultrapassar o dos tipos de impactos mais tradicionais, como os socioeconômicos e tecnológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Cardoso Ventura, Universidade Federal da Bahia

Doutora com pós-doutorado em administração pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. Professora da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. Coordenadora do grupo de pesquisa Governança para Sustentabilidade e Gestão de Baixo Carbono. Coordenadora da câmara temática de Resiliência Urbana do Painel Salvador de Mudança do Clima. Editora associada da revista Organizações & Sociedade para o eixo “Organizações, Gestão Ambiental e Sustentabilidade”. Pesquisa e publica sobre mudanças climáticas, tecnologias sociais e resiliência climática e urbana.

E-mail: andreaventurassa@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4371-632X

Eduardo Paes Barreto Davel, Universidade Federal da Bahia

Doutor em administração pela École des Hautes Études Commerciales de Montréal (Canadá), com pós-doutorado em administração pela Nova School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Professor na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. Editor-chefe da revista Organizações & Sociedade. Pesquisa e publica sobre empreendedorismo cultural, gestão do processo criativo, ensino, metodologia, aprendizagem, cultura e estética nas organizações.

E-mail: davel.eduardo@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0610-6474

Publicado

2021-12-01

Como Citar

1.
Cardoso Ventura A, Paes Barreto Davel E. Impacto Socioambiental da Pesquisa. Organ. Soc. [Internet]. 1º de dezembro de 2021 [citado 22º de dezembro de 2024];28(99). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/46889

Edição

Seção

Editorial