Impacto Político da Pesquisa

Autores

  • Cintia Rodrigues de Oliveira Getulio Vargas Foundation
  • Eduardo Paes Barreto Davel Federal University of Bahia

Palavras-chave:

impacto; pesquisa; política; estudos críticos

Resumo

Refletir sobre o impacto político abre caminhos para alargar nossa compreensão do impacto da pesquisa acadêmica e permite adensar a consciência sobre dinâmicas subjacentes e construídas socialmente, que determinam o sentido mesmo do que venha a ser coletivamente compreendido como impacto. Para pensar como os pesquisadores podem considerar plenamente o impacto político de suas pesquisas, é possível elencar, no mínimo, três grandes tipos de impacto: (a) promoção da emancipação e do pensamento crítico, (b) provocação de debate sobre o interesse público e (c) contribuição dos resultados da pesquisa para o processo de desnaturalizar conhecimentos tidos como neutros. Os impactos políticos da pesquisa acadêmica representam o futuro do desenvolvimento das sociedades e das organizações, pois viabilizam a vida em contexto coletivo, social e democrático. Se assim é, por que ainda não conseguimos consubstanciar, viabilizar e operacionalizar sua consideração em nossas métricas e diretrizes de pesquisa científica?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia Rodrigues de Oliveira, Getulio Vargas Foundation

Doutora com pós-doutorado em administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas. Professora na Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia. Professora visitante da Faculty of Business and Law da Open University (Reino Unido). Editora associada da revista Organizações & Sociedade para o eixo “Organizações, Política e Sociedade”. Pesquisa e publica sobre cultura, sociedade e poder, crimes corporativos e o dark side das organizações.

E-mail: cintia@ufu.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7999-9002

Eduardo Paes Barreto Davel, Federal University of Bahia

Doutor em administração pela École des Hautes Études Commerciales de Montréal (Canadá), com pós-doutorado em administração pela Nova School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Professor na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. Editor-chefe da revista Organizações & Sociedade. Pesquisa e publica sobre empreendedorismo cultural, gestão do processo criativo, ensino, metodologia, aprendizagem, cultura e estética nas organizações.

E-mail: davel.eduardo@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0610-6474

Publicado

2021-10-19

Como Citar

1.
Rodrigues de Oliveira C, Paes Barreto Davel E. Impacto Político da Pesquisa. Organ. Soc. [Internet]. 19º de outubro de 2021 [citado 18º de julho de 2024];28(98). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/46753

Edição

Seção

Editorial