Repensar as Organizações e a Sociedade a partir da Ética

Autores

Palavras-chave:

ética, antripoceno, desenvolvimento sustentável, gestão, política, organizações, sociedades.

Resumo

No mundo das organizações e das sociedades contemporâneas, assistimos, há várias décadas, a um retorno das questões morais. Dentre os inúmeros fatores que têm contribuído para isso, a questão ecológica ocupa, cada vez mais, um papel central. A era do antropoceno, na qual entramos, exige, um agir urgente a partir de uma ética de ação apropriada. No presente artigo, após retomarmos as origens do conceito de ética, mostraremos ela é sinônimo de numerosas capacidades e como podemos colocá-las em prática no seio de nossas organizações e das nossas sociedades a serviço de um desenvolvimento sustentável, indispensável, doravante, à sobrevivência coletiva. Portanto, convidamos, simultaneamente, os indivíduos, as organizações e as sociedades do mundo para uma mudança radical.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean-Francois Chanlat, Université Paris-Dauphine PSL

Ph.D. em Sociologia pela l’Université de Montréal (Canadá), professor emérito na Université Paris Dauphine-PSL (França), professor afiliado à HEC Montréal (Canadá) e professor convidado no Institut Mines-Telecom Business School (França). Especialista internacionalmente reconhecido sobre a antropologia das organizações e gestão intercultural. Os principais interesses de ensino e pesquisa envolvem a teoria das organizações, comportamento organizacional, antropologia das organizações, sociologia da empresa, gestão intercultural e da diversidade, estudos críticos e o bemestar e o mal-estar no trabalho. 

E-mail: jean-francois.chanlat@dauphine.psl.eu
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1878-4707

Publicado

2022-03-08

Como Citar

1.
Chanlat J-F. Repensar as Organizações e a Sociedade a partir da Ética. Organ. Soc. [Internet]. 8º de março de 2022 [citado 18º de maio de 2024];29(100). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/45812

Edição

Seção

Artigos