Estamos Prontos para Novas Tecnologias? A Relação entre os Valores Humanos e a Prontidão à Tecnologia Aplicada ao M-Commerce no Brasil

Autores

  • Ricardo Ken Fujihara Faculdade SENAC
  • Lana Montezano Instituto Brasileiro de Educação, Desenvolvimento e Pesquisa
  • Solange Alfinito Universidade de Brasília

Palavras-chave:

valores humanos, prontidão à tecnologia, m-commerce, modelagem de equações estruturais, intenção de compra

Resumo

Este estudo descreve a relação entre os valores humanos e a prontidão à tecnologia no mobile commerce (m-commerce) brasileiro. O presente estudo consistiu em uma pesquisa online que incluiu o Questionário Revisado do Perfil de Valores (PVQ-R), o Índice de Prontidão à Tecnologia TRI - 2.0 e questões socioeconômicas de todos os estados  brasileiros (N=2.171). Nossa modelagem de equações estruturais mostrou que os valores humanos previram a prontidão à tecnologia a atitude e a intenção de compra online pelo celular. A autopromoção e a abertura à mudança influenciaram positivamente o fator condutor de prontidão à tecnologia, enquanto a autotranscendência influenciou negativamente o fator inibidor de tecnologia, tendo a conservação o influenciado positivamente. As contribuições teóricas e gerenciais desenvolveram um modelo conceitual envolvendo valores humanos, prontidão à tecnologia e intenção de compra online via celular. Este estudo pode ajudar no desenvolvimento de políticas públicas relacionadas à segurança da informação, visando aumentar a confiança do consumidor no uso de novas tecnologias no m-commerce. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Ken Fujihara, Faculdade SENAC

Doutor em Administração pela Universidade de Brasília. Pesquisador em Comportamento do Consumidor, Gestão do Conhecimento, Tecnologia da Informação e Recursos Humanos. Professor de Marketing e Estatística da Faculdade SENAC-DF. Estatístico do Correio Brasileiro.

E-mail: ricardowho@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7942-0144

 

 

Lana Montezano, Instituto Brasileiro de Educação, Desenvolvimento e Pesquisa

Doutora em Administração pela Universidade de Brasília. Professora do Instituto Brasileiro de Educação, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP – Brasília). Vice Coordenadora e Pesquisadora do Laboratório de Inovação e Estratégia Governamental – LineGOV|UnB. Pesquisadora em Gestão de Pessoas, Gestão por Competências e Gestão da Inovação.

E-mail: lanamontezano@gmail.com
ORCID : https://orcid.org/0000-0001-5288-4299

Solange Alfinito, Universidade de Brasília

Professora Associada do Departamento de Gestão Empresarial, Universidade de Brasília - UnB, Brasil. Economista com Mestrado em Economia Empresarial e Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações. Em 2017, desenvolveu seu projeto de pesquisa de pós-doutorado em marketing e sustentabilidade na Universidade de Aarhus, na Dinamarca, como pesquisadora visitante. É chefe do Conscient – Laboratório de Pesquisa em Consumo Sustentável da UnB (http://conscient.unb.br) e cofundadora da SCORAI Brasil – Pesquisa, Ação e Iniciativa de Consumo Sustentável no Brasil. Seus interesses de pesquisa são Consumo Sustentável, Bem-estar do Consumidor, Vulnerabilidade do Consumidor, Comportamento do Consumidor e seus aspectos éticos e culturais.

E-mail: salfinito@unb.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6235-7564

Publicado

2022-07-13

Como Citar

1.
Fujihara RK, Montezano L, Alfinito S. Estamos Prontos para Novas Tecnologias? A Relação entre os Valores Humanos e a Prontidão à Tecnologia Aplicada ao M-Commerce no Brasil. Organ. Soc. [Internet]. 13º de julho de 2022 [citado 22º de dezembro de 2024];29(102). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/45628

Edição

Seção

Artigos