Estamos Prontos para Novas Tecnologias? A Relação entre os Valores Humanos e a Prontidão à Tecnologia Aplicada ao M-Commerce no Brasil
Palavras-chave:
valores humanos, prontidão à tecnologia, m-commerce, modelagem de equações estruturais, intenção de compraResumo
Este estudo descreve a relação entre os valores humanos e a prontidão à tecnologia no mobile commerce (m-commerce) brasileiro. O presente estudo consistiu em uma pesquisa online que incluiu o Questionário Revisado do Perfil de Valores (PVQ-R), o Índice de Prontidão à Tecnologia TRI - 2.0 e questões socioeconômicas de todos os estados brasileiros (N=2.171). Nossa modelagem de equações estruturais mostrou que os valores humanos previram a prontidão à tecnologia a atitude e a intenção de compra online pelo celular. A autopromoção e a abertura à mudança influenciaram positivamente o fator condutor de prontidão à tecnologia, enquanto a autotranscendência influenciou negativamente o fator inibidor de tecnologia, tendo a conservação o influenciado positivamente. As contribuições teóricas e gerenciais desenvolveram um modelo conceitual envolvendo valores humanos, prontidão à tecnologia e intenção de compra online via celular. Este estudo pode ajudar no desenvolvimento de políticas públicas relacionadas à segurança da informação, visando aumentar a confiança do consumidor no uso de novas tecnologias no m-commerce.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0.
A O&S adota a Licença de Atribuição do Creative Commons 4.0 em todos os trabalhos publicados, exceto, quando houver indicação específica de detentores de direitos autorais.