O Processo de Envelhecimento de Mulheres em Cargos de Liderança: a Iminência da Morte e do Renascimento Simbólicos

Autores

Palavras-chave:

mulheres, envelhecimento, posição de liderança, mortes simbólicas, renascimento simbólico

Resumo

Este artigo explora como mulheres em cargos de liderança em organizações no Brasil vivenciam e desenvolvem formas de lidar com seu processo de envelhecimento. Uma vez que as mulheres alcançaram essas posições de liderança há relativamente pouco tempo, os estudos sobre as carreiras de mulheres mais jovens ainda prevalecem na literatura. Por esse motivo, a literatura sobre mulheres maduras que ocupam cargos de liderança corporativa ainda é incipiente. Com base em dados empíricos obtidos a partir de 58 entrevistas aprofundadas baseadas na teoria fundamentada, esta pesquisa mostrou que as mulheres vivenciam seu processo de envelhecimento como morte simbólica física, social e profissional, além de enfrentarem discriminação por sua idade. No entanto, elas também criam novas histórias de vida a partir da redefinição do seu trabalho e/ou da busca por uma nova carreira, em um fenômeno conhecido como ‘renascimento simbólico’. Este artigo propõe conceitos relacionados a como mulheres veem seu processo de envelhecimento, desvendando as dinâmicas e implicações do envelhecimento para essa população. Parece não haver espaço para o envelhecimento nas corporações, mesmo para mulheres em cargos de liderança. Apesar das inúmeras mudanças ocorridas nas últimas décadas, esse espaço organizacional ainda está associado ao gênero masculino; além do mais, o preconceito de idade persiste mesmo para mulheres que ocupam cargos executivos de alto escalão, em diferentes corporações. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Cepellos, Getulio Vargas Foundation

Docente do programa de pós-graduação em Gestão para a Competitividade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP). Doutora em Administração de Empresas pela FGV-EAESP. 

E-mail: vanessa.cepellos@fgv.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6707-9751

Maria José Tonelli, Fundação Getulio Vargas

Psicóloga com doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Titular da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP).

Email: maria.jose.tonelli@fgv.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6585-1493

Publicado

2022-05-10

Como Citar

1.
Cepellos V, Tonelli MJ. O Processo de Envelhecimento de Mulheres em Cargos de Liderança: a Iminência da Morte e do Renascimento Simbólicos. Organ. Soc. [Internet]. 10º de maio de 2022 [citado 22º de novembro de 2024];29(101). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/44580

Edição

Seção

Artigos