Mulheres Executivas e seus Corpos: as Marcas do Envelhecer

Autores

  • Renata Barbosa de Assis Vieira Fundação Getulio Vargas
  • Vanessa Cepellos Fundação Getulio Vargas

Palavras-chave:

mulher, envelhecimento, ageísmo, corpo, aparência.

Resumo

O presente artigo se relaciona às mulheres executivas e seus corpos envelhecidos. O fenômeno do envelhecimento populacional e a feminização da velhice são fatos mundiais. A literatura sobre o corpo sócio-hierarquizado aponta que corpos masculinos, brancos e magros são privilegiados nas organizações. Este estudo tem por objetivo compreender como as mulheres executivas vivenciam seus corpos envelhecidos no contexto organizacional. A discussão se mostra relevante, uma vez que existem poucos estudos relacionados à mulher em processo de envelhecimento e os relacionados ao corpo são ainda mais escassos, evidenciando-se uma lacuna teórica. Foram realizadas vinte entrevistas semiestruturadas com mulheres com idade de quarenta anos ou mais que atuam ou atuaram em diversos segmentos de mercado no país. A pesquisa permitiu concluir que, somandose aos desafios, escolhas e dúvidas enfrentadas no cotidiano durante toda a jornada profissional, as mulheres têm que conviver com um corpo que está em processo de decadência, pesado, cansado, lento, rígido, limitador e menos atrativo aos olhos. Este estudo revela que além do gênero, a idade também importa dentro das organizações no contexto atual. Corpos de mulheres mais velhas se apresentam menos valorosos e parecem ter que ocupar lugares desprestigiados na hierarquia social. Para mitigar os prejuízos, as mulheres buscam procedimentos estéticos, adotam mudanças alimentares e prática de exercícios com o objetivo de disfarçar o envelhecimento. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Barbosa de Assis Vieira, Fundação Getulio Vargas

Mestre em Gestão para a Competitividade pela Fundação Getulio Vargas (FGV-Eaesp). Executiva da
área de Marketing.

E-mail: renata_b_assis@hotmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5840-0451

Vanessa Cepellos, Fundação Getulio Vargas

Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV-Eaesp). Professora e Pesquisadora na Fundação Getulio Vargas (FGV-Eaesp). 

E-mail: vanessa.cepellos@fgv.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6707-9751

Publicado

2022-03-08

Como Citar

1.
Vieira RB de A, Cepellos V. Mulheres Executivas e seus Corpos: as Marcas do Envelhecer. Organ. Soc. [Internet]. 8º de março de 2022 [citado 22º de dezembro de 2024];29(100). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/44325

Edição

Seção

Artigos