Influência da Inovação Ambiental na Sustentabilidade Corporativa em Companhias Latino-Americanas

Autores

Palavras-chave:

inovação ambiental, sustentabilidade corporativa, ESG

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a influência da inovação ambiental na sustentabilidade corporativa nos principais mercados de capitais da América Latina a partir da perspectiva da Visão Baseada em Recursos. Para atingir esse objetivo, com uma amostra de 202 empresas latino-americanas, foram coletados dados da Thomson Reuters®, no período de 2012 a 2019. A variável dependente sustentabilidade corporativa foi mensurada pela pontuação ESG e a variável explicativa foi representada pela Environment Innovation. A estimação ocorreu por meio de regressão de efeitos aleatórios robusta, com dados em painel. Os resultados demonstraram que a inovação ambiental explica a sustentabilidade corporativa quando ela é mensurada pela pontuação geral das dimensões ambiental, social e governança corporativa (ESG). Apesar disso, ao analisar cada dimensão individualmente, a inovação ambiental é explicada apenas pela governança corporativa. Uma possível justificativa são as características intrínsecas da governança, visto que ela está inserida em um contexto voltado à transparência perante o mercado, responsabilidade, alocação de recursos, sustentabilidade das empresas, gestão estratégica, assim como à proteção aos direitos de stakeholders. Nesse aspecto, os achados contribuem com o debate acadêmico sobre a relevância da inovação ambiental para o desenvolvimento sustentável, em especial para a sobrevivência das empresas que operam em mercados altamente competitivos. Assim, a capacidade de inovar se torna uma demanda imprescindível para as empresas abertas, bem como analisar padrões de sustentabilidade corporativa e ações de inovação ambiental podem oferecer informações valiosas sobre o desempenho das empresas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Risolene Alves de Macena Araújo, Universidade Federal do Pará

Mestra em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora do ensino superior na Faculdade de Ciências Contábeis na Universidade Federal do Pará (UFPA). 

E-mail: risolenee@hotmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6423-6299

Thamirys Sousa Correia, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é bolsista de doutorado do CNPq. 

E-mail: thamirys_correia@hotmail.com 

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2924-4434

Renata Paes de Barros Camara, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP). Docente na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desde julho de 2002. Atualmente é Coordenadora de Planejamento – Proplan – UFPB. 

E-mail: rpbcamara@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6953-9811

Publicado

2022-05-10

Como Citar

1.
Araújo RA de M, Correia TS, Camara RP de B. Influência da Inovação Ambiental na Sustentabilidade Corporativa em Companhias Latino-Americanas. Organ. Soc. [Internet]. 10º de maio de 2022 [citado 17º de julho de 2024];29(101). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/44317

Edição

Seção

Artigos