Possibilidades Epistemológicas das Teorias da Administração Pública: de Paradigmas a Matrizes Epistêmicas

Autores

Palavras-chave:

administração pública, paradigmas, matrizes epistêmicas

Resumo

O objetivo deste trabalho é contribuir com a literatura sobre administração pública ao realizar um estudo epistemológico das principais correntes do campo, atualizando-as com o Círculo das Matrizes Epistêmicas proposto por Paes de Paula (2016). Para isso, (a) parte-se do ensaio realizado por Andion (2012), que realiza um estudo crítico sobre a trajetória do campo da administração pública no Brasil e as diferentes correntes teóricas que o compõem, com base no modelo de paradigmas construído por Burrell e Morgan (1979); (b) analisam-se as principais correntes que compõem o campo da administração pública, denominadas Estadocêntrica; Pluralista; Nova Administração Pública, Novo Serviço Público e Digital-Era Governance à luz do Círculo das Matrizes Epistêmicas proposto por Paes de Paula. Como resultados, confirma-se que abordagens sociológicas funcionalistas possuem forte influência no campo da administração pública. Sugere-se maior diálogo entre as correntes que compõem o campo e o desenvolvimento de novas proposições de matrizes – em atenção especial à transformação digital impulsionada pela Digital-Era Governance e pela crise sanitária do novo coronavírus (SARS-CoV-) – levando-se em consideração que a lógica racional instrumental é insuficiente para explicar os fenômenos da realidade, mesmo que necessária para a racionalização dos bens e interesses públicos. Por fim, apresentam-se reflexões e agenda para pesquisas futuras. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Araújo Silva, Universidade Estadual do Ceará

Mestra em administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atua como administradora na Universidade Federal do Ceará (UFC). 

E-mail: patricia.araujo@ufc.br 

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3809-0649 

Ana Cristina Batista-dos-Santos, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora e pesquisadora na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

E-mail: ana.batista@uece.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8838-6937

Publicado

2022-05-10

Como Citar

1.
Silva PA, Batista-dos-Santos AC. Possibilidades Epistemológicas das Teorias da Administração Pública: de Paradigmas a Matrizes Epistêmicas. Organ. Soc. [Internet]. 10º de maio de 2022 [citado 22º de novembro de 2024];29(101). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/44285

Edição

Seção

Artigos