Phronesis, Julgamento Moral e Processo Decisório Ético: Vivências de Gestores Públicos da Área de Proteção e Defesa Civil

Autores

  • Laís Silveira Santos Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-4737-5470
  • Mauricio C. Serafim Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

phronesis, prudência, sabedoria prática, gestão pública, proteção e defesa civil

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar de que maneira a phronesis se manifesta com o julgamento moral a partir da experiência de gestores públicos em situações de decisões éticas na área de proteção e defesa civil (gestão de riscos e desastres). Realizou-se um resgate na literatura sobre a temática da phronesis enquanto virtude do “bem agir”. Como procedimentos metodológicos, orientados por uma epistemologia fenomenológica e abordagem qualitativa, utilizou-se a entrevista em profundidade, observação não participante e análise documental. A discussão dos dados foi organizada em três seções: contexto e circunstâncias da área de proteção e defesa civil; experiência vivida e conhecimento tácito dos gestores; e composição cognitiva, afetiva e reflexiva da phronesis. Alguns elementos da phronesis foram perceptíveis e contribuíram para o processo decisório ético diante das possibilidades de limitação do julgamento moral, tais como: o contexto e as circunstâncias contingenciais de urgências; a dimensão afetiva, como a empatia; a necessidade de mediação entre aspectos instrumentais e a vontade de agir com compaixão; aconselhamento como elemento reflexivo; e memória e aprendizagem, a partir de experiências anteriores. Concluiu-se que, quando as condições para o julgamento moral não são favoráveis e/ou possuem fatores limitantes – como o excesso de questões técnicas e/ou burocráticas, o contexto de insegurança e a finalidade de proteger a vida humana –, a phronesis pode ajudar a desenvolver um saber esclarecido para o indivíduo, exposto à revisão, educação e esclarecimento sobre o contexto social, político e organizacional ao qual pertence. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís Silveira Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Administradora na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa AdmEthics – Ética, Virtudes e Dilemas Morais na Administração.

E-mail: lais.ssantos@yahoo.com.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4737-5470

Mauricio C. Serafim, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), com pós-doutorado em Ética das Virtudes na Administração pela Universidade de Navarra. Professor titular do Departamento de Administração Pública e do Programa de Pós-Graduação em Administração no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC). Líder do grupo de pesquisa AdmEthics – Ética, Virtudes e Dilemas Morais na Administração – e membro do grupo de pesquisa Virtue Ethics in Business (School of Economics and Business, Universidade de Navarra, Espanha). Organizador do livro Virtudes e Dilemas Morais em Administração. Florianópolis, SC: AdmEthics, 2020.

E-mail: mauricio.serafim@udesc.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4852-5119

Publicado

2022-05-10

Como Citar

1.
Santos LS, Serafim MC. Phronesis, Julgamento Moral e Processo Decisório Ético: Vivências de Gestores Públicos da Área de Proteção e Defesa Civil. Organ. Soc. [Internet]. 10º de maio de 2022 [citado 22º de novembro de 2024];29(101). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/44278

Edição

Seção

Artigos