Relato Integrado e a Geração de Valor: a Semântica do Conceito Fundamental do Relato Integrado

Autores

Palavras-chave:

relato integrado, geração de valor, conceito de geração de valor, capitais

Resumo

O objetivo desta pesquisa é construir a semântica do conceito de geração de valor, baseado na literatura existente, delimitada a proposta do Relato Integrado (RI). Este estudo é classificado como descritivo, bibliográfico e documental, e utilizou-se da análise de conteúdo. Foram analisados dezesseis artigos, três livros e um documento, com base no Value Creation – Background Paper (International Integrated Reporting Council, 2013a), assim como as classificações semânticas propostas por Ilari e Geraldi (1985). Os resultados demonstram que a semântica do conceito de geração de valor é a de que a organização realiza ações de valores (capitais) gerados direta ou indiretamente, considerando apenas seu efeito positivo à sociedade e ao meio ambiente. As ações negativas ocasionam destruição de valor para acionistas e stakeholders, não sendo relatadas quando se esperava que fossem. O valor financeiro é relevante, mas não o suficiente para gerar valor. A ausência de explicações sobre o tema possibilita a não adoção da finalidade real na construção da conectividade das informações financeiras e não financeiras, consequentemente dirimindo a credibilidade desse novo formato de divulgação corporativa. A pesquisa incentiva discussões para suprir lacunas e críticas, principalmente internacionais. Contribui-se com a interpretação do conceito de geração de valor para as futuras divulgações de RI, elucidando nitidamente qual seria a geração de valor da organização e a prestação de contas à sociedade, tendo em vista a dificuldade na aplicação desse conceito em consultas públicas (2013 e 2017), conforme revelado por preparadores. Esta pesquisa contribui também com o avanço da discussão na literatura no âmbito da geração de valor. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda dos Santos Veiga Marçal, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Orientadora do curso MBA ESALQ/USP – Gestão Tributária. Pesquisa e publica sobre Relato Integrado, Sustentabilidade,  Contabilidade, Gestão Tributária, Contador.

E-mail: mandy_veiga@hotmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6728-7884

 

Marguit Neumann, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Sciences Économiques pela Université Pierre Mendès France (UPMF). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Grupo de pesquisa em Relato Integrado. Pesquisa e publica Responsabilidade Social Corporativa, Contabilidade Socioambiental (Educação Ambiental, Relato Integrado, Relatórios de Sustentabilidade).  

E-mail: marguitn26@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1246-3769

Simone Leticia Raimundini Sanches, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

E-mail: slraimundini@uem.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7363-2573

Publicado

2022-07-13

Como Citar

1.
Marçal A dos SV, Neumann M, Sanches SLR. Relato Integrado e a Geração de Valor: a Semântica do Conceito Fundamental do Relato Integrado. Organ. Soc. [Internet]. 13º de julho de 2022 [citado 22º de dezembro de 2024];29(102). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/43403

Edição

Seção

Artigos