Subespécies de Capital Simbólico no Contexto da Gestão Ordinária

Autores

  • Mariana Aparecida Euflausino Universidade Estadual de Maringá
  • Elisa Yoshie Ichikawa Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

subespécies de capital simbólico, cotidiano, Certeau e Bourdieu, empreendimentos de sobrevivência, estudos organizacionais

Resumo

O objetivo deste ensaio teórico é defender o reconhecimento de subespécies de capital simbólico, diante do contexto das práticas cotidianas de trabalho, da gestão ordinária. O tema da gestão ordinária é relevante e escasso na área de administração. Trata-se de uma perspectiva que se distancia do mainstream da administração e fomenta o olhar para compreender outras formas de gestão relacionadas ao cotidiano do Homem ordinário. Portanto, refletimos sobre a necessidade de reconhecer recursos e capitais peculiares a essa maneira comum de realizar gestão, na qual o capital econômico e cultural são precários aos seus agentes e os capitais precisam ser reconhecidos a partir dos efeitos do simbólico. Assim, discutimos essa proposta a partir das abordagens teórico- pistêmicas de Michel de Certeau sobre a arte de fazer o cotidiano e a perspectiva de capital simbólico no contexto teórico da prática de Pierre Bourdieu. Assumimos a pluralidade do conceito de capital, mas, sobretudo, buscamos aproximar a compreensão de capital à realidade de uma gestão ordinária. Portanto, propomos uma inversão da comum perspectiva de capital relacionada ao “distinto” e ao “glamour”, fomentada em uma concepção dominante da administração. Sugerimos reconhecer subespécies de capital simbólico, que habitam o popular, o “vulgar”, logo, o não “distinto”. Este estudo contribui para os estudos organizacionais ao abrir espaço para que se reconheçam os recursos que configuram a prática da gestão de pequenos empreendimentos de sobrevivência, que expressam a realidade cotidiana de empreendimentos no contexto de países emergentes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Aparecida Euflausino, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora Adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Participante do grupo de pesquisa GEO – Grupo de Estudos Organizacionais.

E-mail: mariana.euflausino@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0224-8862

Elisa Yoshie Ichikawa, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Coordenadora do grupo de pesquisa GEO – Grupo de Estudos Organizacionais.

E-mail: eyichikawa@uem.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7096-7653

Publicado

2022-07-13

Como Citar

1.
Euflausino MA, Ichikawa EY. Subespécies de Capital Simbólico no Contexto da Gestão Ordinária. Organ. Soc. [Internet]. 13º de julho de 2022 [citado 22º de dezembro de 2024];29(102). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/43263

Edição

Seção

Artigos