Transformação de Espaços Públicos em Espaços Emancipados pelos Consumidores: um Estudo Longitudinal sobre o Carnaval de Rua de Belo Horizonte

Autores

  • Lilian Mara Ferreira Fernandes Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Ronan Torres Quintão Instituto Federal de São Paulo

Palavras-chave:

movimentos sociais, espaço público, carnaval de rua.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é compreender como espaços públicos são transformados em espaços emancipados pelos consumidores. Para alcançá-lo, foi utilizado o contexto de carnaval de rua de Belo Horizonte, um movimento coletivo que ocupa os espaços públicos da cidade a fim de questionar os usos comumente associados a eles. Foi realizada uma investigação longitudinal por meio de artigos de jornais, internet, documentos públicos, entrevistas e observação participante. Como resultado, a pesquisa apresenta uma teorização sobre o processo de transformação de espaços públicos em espaços emancipados. Em cada fase do processo, as contestações sobre as formas de uso e consumo do espaço público entre os movimentos sociais de consumidores, atores de mercado e poder público dão ensejo a disputas e tensões que configuram o novo espaço emancipado. 

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Biografia do Autor

Lilian Mara Ferreira Fernandes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestre em Administração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) e administradora no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).

E-mail: liliffernandes@yahoo.com.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9721-4280

Ronan Torres Quintão, Instituto Federal de São Paulo

Master in Administration from the Federal Center for Technological Education of Minas Gerais (Cefet-MG) and administrator at the Federal Center for Technological Education of Minas Gerais (Cefet-MG).

E-mail: liliffernandes@yahoo.com.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9721-4280

Publicado

2022-03-08

Como Citar

1.
Fernandes LMF, Quintão RT. Transformação de Espaços Públicos em Espaços Emancipados pelos Consumidores: um Estudo Longitudinal sobre o Carnaval de Rua de Belo Horizonte. Organ. Soc. [Internet]. 8º de março de 2022 [citado 22º de dezembro de 2024];29(100). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/43086

Edição

Seção

Artigos