Transformação de Espaços Públicos em Espaços Emancipados pelos Consumidores: um Estudo Longitudinal sobre o Carnaval de Rua de Belo Horizonte
Palavras-chave:
movimentos sociais, espaço público, carnaval de rua.Resumo
O objetivo desta pesquisa é compreender como espaços públicos são transformados em espaços emancipados pelos consumidores. Para alcançá-lo, foi utilizado o contexto de carnaval de rua de Belo Horizonte, um movimento coletivo que ocupa os espaços públicos da cidade a fim de questionar os usos comumente associados a eles. Foi realizada uma investigação longitudinal por meio de artigos de jornais, internet, documentos públicos, entrevistas e observação participante. Como resultado, a pesquisa apresenta uma teorização sobre o processo de transformação de espaços públicos em espaços emancipados. Em cada fase do processo, as contestações sobre as formas de uso e consumo do espaço público entre os movimentos sociais de consumidores, atores de mercado e poder público dão ensejo a disputas e tensões que configuram o novo espaço emancipado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0.
A O&S adota a Licença de Atribuição do Creative Commons 4.0 em todos os trabalhos publicados, exceto, quando houver indicação específica de detentores de direitos autorais.