Ações Autônomas que Emergem do Strategizing na Preservação da Cultura e Tradição de um Coletivo de Pescadores Artesanais de Florianópolis – SC

Autores

Palavras-chave:

ações autônomas, strategizing, estratégia como prática social, pesca artesanal, contextos alternativos

Resumo

Ações autônomas podem ser consideradas ações emergentes que se relacionam com o fazer estratégico e têm potencial de influenciar a estratégia da organização; e o strategizing é a estratégia acontecendo na prática. O objetivo deste estudo foi compreender como as ações autônomas emergem do strategizing em contextos organizacionais alternativos. Foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de estudo de caso em um coletivo de pescadores artesanais de tainha do Campeche (Florianópolis – SC). A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, observação não participante e documentos. A análise dos dados foi realizada adotando-se a técnica Pattern Matching para comparação de padrões teórico-empíricos. Os resultados indicam que as ações autônomas que emergem do strategizing, no contexto estudado, são desejadas e incorporadas pela organização quando ajudam a reforçar suas práticas estratégicas no sentido de preservar a cultura e tradição da pesca artesanal. Nossa pesquisa encontrou ações autônomas e ações estratégicas emergentes imbricadas em princípios e valores culturais e tradicionais de forma compartilhada, conectadas com a estratégia organizacional, em um esforço de resistência para preservar suas formas primitivas de organização, estrutura e produção artesanal.  Dependendo do contexto e da racionalidade predominante, as ações autônomas podem se conectar diretamente com os princípios e valores compartilhados nas práticas cotidianas, a partir do nível micro-organizacional, reforçando e fortalecendo a estratégia, independentemente do retorno financeiro. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Vander Canarin da Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Administrador na UFSC. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Strategizing: Social Practices & Processes – Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do CNPq.

E-mail: robsonvcrocha@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3734-6019

Barbara Zandomenico Perito, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Strategizing: Social Practices & Processes – DGP/CNPq.

E-mail: bibazp@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0980-2301

Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Administração pela Universitat de València, com pós-doutorado em Administração pela Universidad Pablo de Olavide, España. Professora do Departamento de Ciências da Administração da UFSC (CAD/PPGA), Líder do Núcleo de Pesquisa: Estratégia, Gestão e Sustentabilidade e do Grupo de Pesquisa Strategizing: Social Practices & Processes – DGP/CNPq. Líder de Tema dos Eventos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), Área ESO, desde 2019. Avaliadora de Congressos e Periódicos Nacionais e Internacionais e Editora Associada da Revista Ciências da Administração.

E-mail: rblavarda@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/ 0000-0002-1093-4486

Publicado

2022-07-13

Como Citar

1.
Rocha RVC da, Perito BZ, Lavarda RAB. Ações Autônomas que Emergem do Strategizing na Preservação da Cultura e Tradição de um Coletivo de Pescadores Artesanais de Florianópolis – SC. Organ. Soc. [Internet]. 13º de julho de 2022 [citado 27º de setembro de 2024];29(102). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/42192

Edição

Seção

Artigos