A Construção de Saberes no Trabalho do Tatuador: um Olhar sob a Perspectiva da Abordagem Estética
Palavras-chave:
saberes no trabalho; tatuagem como prática; abordagem estética; conhecimento sensível.Resumo
Com o objetivo de compreender, à luz da abordagem estética das organizações, como e quais saberes constituem-se no cotidiano laboral da prática da tatuagem, explora-se a temática dos saberes no trabalho, como conhecimento produzido no cotidiano em que a prática é realizada, pela interação entre distintos saberes, artefatos e práticas. Na operacionalização deste estudo, foram adotadas técnicas de observação participante e entrevistas narrativas, sendo a análise dos dados realizada através da análise temática de narrativas. Revela-se que a prática da tatuagem constitui-se por seis saberes: (a) criação e/ou reprodução do desenho; (b) fazeres e dizeres relacionados a cada prática; (c) manipulação dos artefatos; (d) da técnica; (e) do movimento dos corpos; (f) da ativação dos sentidos humanos. Lançar luz sobre os saberes da prática da tatuagem traz para a tônica dos estudos organizacionais a importância da dimensão estética, propondo uma alternativa para a compreensão lógico-racional do contexto organizacional.
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