Dilemas da Economia da Partilha na Era do Acesso

Autores

  • Daniela Viegas da Costa-Nascimento Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Armindo dos Santos de Sousa Teodósio Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Marcelo de Rezende Pinto Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

economia da partilha; compartilhamento; acesso; sustentabilidade; desigualdade.

Resumo

Nas discussões que envolvem a economia da partilha, é possível perceber uma tendência de destacar seus aspectos positivos. No entanto, os debates parecem negligenciar problematizações quanto aos dilemas e consequências do que o compartilhamento pode significar para os grupos sociais interessados ​​em abraçar o conceito de economia da partilha. Na era do acesso, a ausência de propriedade dos bens pode indicar uma transformação da vida em sociedade. No entanto, a essência da colaboração inerente à economia da partilha pode ser questionada, visto que o sistema compartilhado seria apenas um instrumento atraente com um discurso amigável utilizado principalmente para transferir a responsabilidade da indústria para o cidadão, sob a bandeira da ajuda mútua. Assim, o artigo busca investigar as diferentes perspectivas sobre o compartilhamento, analisando seus principais dilemas. Nosso estudo apresenta uma visão crítica das barreiras, vulnerabilidades e ilusões presentes nesta questão específica, que a maioria dos estudos e abordagens sobre o assunto acaba reproduzindo. Como contribuição teórica à literatura, apontamos que somente quem tem acesso ao sistema de compartilhamento consegue participar efetivamente, e seus excessos reiteram a estrutura economicista e utilitária baseada na desigualdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Viegas da Costa-Nascimento, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora no Centro Universitário UNA.

E-mail: dvcnascimento@gmail.com

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-0260-2342

Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Administração (PPGA) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

E-mail: armindo.teodosio@gmail.com

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-7835-5851

Marcelo de Rezende Pinto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Administração (PPGA) da PUC Minas.

E-mail: marcrez@hotmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3251-2460

Publicado

2021-12-01

Como Citar

1.
Viegas da Costa-Nascimento D, dos Santos de Sousa Teodósio A, de Rezende Pinto M. Dilemas da Economia da Partilha na Era do Acesso. Organ. Soc. [Internet]. 1º de dezembro de 2021 [citado 18º de julho de 2024];28(99). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/37737

Edição

Seção

Artigos