Podemos Co-Construir um Campo de Gestão/Administração Engajado com a Maioria?

Autores

Palavras-chave:

pensamento decolonial, realismo crítico, transmodernidade, neoliberalismo, colonialismo.

Resumo

Dinâmicas contrárias à vida da maioria, mobilizadas pelo capitalismo neoliberal neoimperial rumo ao populismo neofascista, ficaram virtualmente invisibilizadas para o campo da gestão/administração. Analisamos esse quadro de radicalização da colonialidade global em uma era de império e descolonização protagonizado pelo neoliberalismo contrarrevolucionário, enfrentando dinâmicas de desocidentalização e descolonização, a partir de um diálogo Sul-Norte entre Teoria/Opção Pensamento Decolonial e Realismo Crítico. Por meio da proposição de um framework transmoderno crítico/decolonial, desvelamos dinâmicas de invisibilização/visibilização contrárias à vida da maioria alimentadas por dinâmicas de negação e apropriação-contenção de materialidades e epistemes sulistas, lideradas e invisibilizadas pelo discurso dominante de mercado livre que vem sendo reproduzido e contestado pela universidade liberal e suas escolas de negócios/gestão. Ao final, propomos a recuperação da relevância ampliada da “administração/gestão” engajada com a maioria, por meio de dinâmicas de reapropriação para a de-subalternização do invisibilizado engajado com a práxis transmoderna de libertação-emancipação e “des-celebração” do mercado livre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Faria, Fundação Getulio Vargas

Ph.D em Industrial and Business Studies pela Warwick Business School, Reino Unido. Professor Associado da Fundação Getulio Vargas/Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

E-mail: alex.faria@fgv.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9095-725X

Márcio Moutinho Abdalla, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas/Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas. Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, RJ, Brasil.

E-mail: marcioabdalla@id.uff.br

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2607-1021

Ana Lúcia Malheiros Guedes, Fundação Getúlio Vargas

Ph.D. em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Science. Coordenadora Acadêmica/Pesquisadora da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

E-mail: ana.guedes@fgv.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9261-7811

Publicado

2021-10-19

Como Citar

1.
Faria A, Moutinho Abdalla M, Malheiros Guedes AL. Podemos Co-Construir um Campo de Gestão/Administração Engajado com a Maioria?. Organ. Soc. [Internet]. 19º de outubro de 2021 [citado 30º de junho de 2024];28(98). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/33339

Edição

Seção

Artigos