Em Defesa de uma Concepção Complexa de Sujeito nos Estudos Organizacionais

Autores

  • Alex Fernandes Magalhães Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luiz Alex Silva Saraiva Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

sujeito, constituição subjetiva, complexidade, estudos organizacionais

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir sobre a necessidade de se ampliar a complexidade da noção de sujeito nas abordagens utilizadas nos estudos organizacionais de caráter crítico e contribuir com um novo olhar acerca do humano nas questões coletivas a partir de um novo conceito: o sujeito processual concreto. É desafio às ciências humanas e sociais demarcar seu objeto de estudo (o humano em suas manifestações) sem que se excluam as dimensões biológicas, sociais, históricas e psicológicas que lhe são inerentes, evitando-se reducionismos. Acredita-se que tal perspectiva complexa seja relevante às análises dos espaços sócio-organizacionais, posto que tomamos o sujeito como uma unidade analítica fundamental para compreender a dinâmica organizacional. As organizações emergem das inter-relações entre sujeitos, ampliando-se, estruturando-se e institucionalizando-se, de modo que a articulação sujeito × organização é indissociável, evitando as dicotomias em favor da construção do conhecimento nos estudos organizacionais e nas demais áreas afins. Partindo de uma perspectiva crítica de análise e com enfoque multifacetado e plural, com contribuições da psicanálise, psicologia sócio-histórica e pós-estruturalismo, campos que se voltam à complexidade do humano, este ensaio apresenta uma noção de sujeito que é contraditória e fluida, marcas de sua processualidade na contemporaneidade e base para o entendimento da complexa dinâmica sócio-organizacional e seus fenômenos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Fernandes Magalhães, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (Neos) da Face-UFMG. 

E-mail: alexfm@face.ufmg.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0845-4061

Luiz Alex Silva Saraiva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenador do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (Neos) da Face-UFMG. 

E-mail: saraiva@face.ufmg.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5307-9750

Publicado

2022-03-08

Como Citar

1.
Magalhães AF, Saraiva LAS. Em Defesa de uma Concepção Complexa de Sujeito nos Estudos Organizacionais. Organ. Soc. [Internet]. 8º de março de 2022 [citado 18º de maio de 2024];29(100). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/32491

Edição

Seção

Artigos