Saberes e Práticas Organizativas das Culturas Populares na cidade de Caruaru, Pernambuco, Brasil

Autores

  • Elisabeth Cavalcante dos Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Ítalo Henrique de Freitas Ramos da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Pâmela Karolina Dias Universidade Federal de Pernambuco
  • Wilson Mike Morais Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

estudos baseados na prática (EBP), culturas populares, práticas organizativas, Agreste de Pernambuco

Resumo

Este artigo investiga os saberes práticos incorporados (saberes-fazeres) que compõem as práticas organizativas das culturas populares na cidade de Caruaru, localizada na região Agreste do estado de Pernambuco, no Nordeste brasileiro. Realizamos entrevistas informais e semiestruturadas com 15 mestres, mestras e artistas de Caruaru, ligados(as) a onze diferentes segmentos das culturas populares, e realizamos observações não participantes em oficinas, reuniões e fóruns. Nossa discussão reflete sobre ancestralidades, afetos entre familiares, mestres, mestras e aprendizes, regras explícitas, conflitos e distinções que constituem os saberes-fazeres populares subjacentes às práticas organizativas. Destacamos como principais contribuições do artigo aos Estudos Organizacionais: a produção de conhecimento autêntico sobre organizações localizadas em contextos periféricos; e o questionamento da distinção entre ‘saber’ e ‘fazer’ e da racionalidade instrumental como a base das práticas organizativas. Finalmente, apontamos como a teoria da prática inicia uma discussão ampla sobre as culturas populares num contexto periférico como o Agreste de Pernambuco, que inclui a contribuição de outras perspectivas e conduz a ações concretas na prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabeth Cavalcante dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (PPGIC/CAA/UFPE). Doutora em Administração pela Universidade Federal da Paraíba.

E-mail: elisabeth.csantos@ufpe.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3133-7290

Ítalo Henrique de Freitas Ramos da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Estudante de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (PPGIC/CAA/UFPE).

E-mail: italohenriquedefreitas@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4489-1389

Pâmela Karolina Dias, Universidade Federal de Pernambuco

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (PPGIC/CAA/UFPE).

E-mail: pamela.dias@ufpe.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0711-9835

Wilson Mike Morais, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (PPGIC/CAA/UFPE).

E-mail: wilson.mmorais@ufpe.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7110-6353

Publicado

2021-10-19

Como Citar

1.
Cavalcante dos Santos E, de Freitas Ramos da Silva Ítalo H, Dias PK, Morais WM. Saberes e Práticas Organizativas das Culturas Populares na cidade de Caruaru, Pernambuco, Brasil. Organ. Soc. [Internet]. 19º de outubro de 2021 [citado 18º de julho de 2024];28(98). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/32347

Edição

Seção

Artigos