Por Dentro do Campo: uma Narração Reflexiva dos Estudos Críticos em Políticas Públicas

Autores

Palavras-chave:

Estudos críticos em políticas públicas, pós-positivismo, argumentação, interpretação, campo de políticas públicas

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma narração dos Estudos Críticos em Políticas Públicas (Critical Policy Studies) como uma escola de pensamento que se constrói, reflexivamente, dentro do próprio campo de estudos em políticas públicas, consolidando-o e pluralizando-o. Esta abordagem, embora pouco conhecida no Brasil, representa cada vez mais um caminho alternativo e consistente de estudos, que se distingue pela assunção da centralidade da linguagem como principal dimensão de análise nos processos de políticas públicas; pela escolha da interpretação como método; tendo os argumentos como principal material de pesquisa e o pós-positivismo como propósito. Metodologicamente, este artigo foi construído por meio de revisão narrativa da literatura, adotando, como ponto de partida, o fórum de discussão sobre “o que é crítico?”, publicado em 2016, pela Revista Critical Policy Studies e o próprio Handbook of Critical Policy Studies (Fischer, Torgerson, Durnová, & Orsini, 2016). Em cinco seções, narramos a conformação dos Critical Policy Studies passando, sobretudo, pelas abordagens interpretativista e argumentativa, buscando estabelecer diálogos férteis com analistas, burocratas, gestores e pesquisadores deste campo de estudos. Bem como com todos aqueles interessados em enfrentar os desafios da produção de outras narrativas e do desenvolvimento de novos processos de investigação e de ensino, com o objetivo de tornar os estudos em políticas públicas mais diversos e mais condizentes com a realidade brasileira. Concluímos que, paradoxalmente, a pluralidade – disciplinar, epistemológica, metodológica, teórica e temática – que caracteriza o desenvolvimento do campo de estudos em políticas públicas, no Brasil, ainda não se traduz, necessariamente, em políticas públicas mais participativas, inclusivas e democráticas. Nesse sentido, acreditamos que o esforço de contribuir para a introdução desta literatura no campo brasileiro não apenas pressupõe a adoção de uma postura de pesquisa crítico-reflexiva, como também representa um primeiro passo em direção à adoção de práticas mais democratizantes no campo das políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana de Freitas Boullosa, Universidade Federal da Bahia e Universidade de Brasília

Doutora em Políticas Públicas pela Università IUAV di Venezia (Veneza, Itália), com pós-doutorado em Sociologia Pragmática na École des Hautes Études en Sciences Sociales – EHESS (Paris, França). Professora Associada II do Departamento de Gestão de Políticas Públicas (GPP) da Universidade de Brasília (UnB) e professora do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Desenvolvimento e Cooperação Internacional (PPGDSCI/CEAM – UnB). Líder do grupo de pesquisa “Processos de Inovação e Aprendizagem em Políticas Públicas e Gestão Social”. Coordenadora nacional da Escola Livre em Gestão Social (UnB, UFCA, UFSB e UTF). Integra o Observatório da Sociedade Pós-Pandêmica – OSPP (UFBA/UnB/UFV/UFTM). Bolsista de Produtividade DT do CNPq desde 2011. Coordena o Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais (NEUR) do Centro de Estudos Multidisciplinares da Universidade de Brasília (CEAM/UnB). Temas de pesquisa e interesse: gestão pública, gestão social, estudos críticos em políticas públicas, pragmatismo em políticas públicas, política urbana e desenvolvimento territorial, avaliação e monitoramento em políticas públicas.

E-mail: zanzanzan@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6729-2106

Janaina Lopes Pereira Peres, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Políticas Públicas e Desenvolvimento pela Universidade de Brasília. Co-fundadora do CommonData – Coletivo Científico para o Desenvolvimento. Professora Substituta do Departamento de Gestão de Políticas Públicas da Universidade de Brasília. Integra o grupo de pesquisa CNPq “Processos de Inovação e aprendizagem em políticas públicas e gestão social”, o projeto de Extensão “Escola Livre em Gestão Social – ELGS” e o Observatório da Sociedade Pós-Pandêmica – OSPP (UFBA/UnB/UFV/UFTM). Temas de pesquisa e interesse: gestão pública, gestão social, estudos críticos em políticas públicas, cultura e arte pública, política urbana/desenvolvimento territorial, movimentos sociais/sociedades em movimento, experiências públicas e iniciativas sociocêntricas.

E-mail: janainaperes@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0455-9111

Luiz Fernando Macedo Bessa, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Géographie Humaine et Organization de l’Espace pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne), com pós-doutorado em Governança Urbana e Metropolitana no Institut de Recherche pour le Developement (IRD/ Universidade Paris 7, França). Professor do Departamento de Gestão de Políticas Públicas e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPGDSCI/CEAM), ambos da Universidade de Brasília. Vice-coordenador do Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais do CEAM/UnB. Integra o grupo de pesquisa CNPq “Processos de Inovação e aprendizagem em políticas públicas e gestão social” e o projeto de Extensão “Escola Livre em Gestão Social – ELGS”. Integra o Observatório da Sociedade Pós-Pandêmica – OSPP (UFBA/UnB/UFV/UFTM). Temas de pesquisa e interesse: gestão pública, governança urbana/metropolitana, gestão social, desenvolvimento local sustentável, instrumentos de gestão de políticas públicas, avaliação de programas e projetos.

E-mail: lfmbessa@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6457-7357

Publicado

2021-09-09

Como Citar

1.
Boullosa R de F, Peres JLP, Bessa LFM. Por Dentro do Campo: uma Narração Reflexiva dos Estudos Críticos em Políticas Públicas. Organ. Soc. [Internet]. 9º de setembro de 2021 [citado 17º de agosto de 2024];28(97). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/32121

Edição

Seção

Artigos