“Territórios Simbólicos de Identidades” Geeks: o Consumo de Fantasias e Ficções na Construção das Identidades Coletivas de uma Tribo Urbana
Palavras-chave:
tribos urbanas, identidade organizacional, identidades coletivas.Resumo
Neste estudo, nosso objetivo é compreender como o consumo de produtos por geeks atua na construção da identidade de indivíduos que se reconhecem como integrantes dessa tribo urbana. Os geeks são considerados membros engajados e fascinados por um tópico relacionado a universos de fantasia e ficção científica, e, admitindo-se uma microescala, se constituem em um território de identidade. Como abordagem teórica, esta pesquisa busca promover um diálogo entre os estudos que utilizam a consumer culture theory (CCT) e os estudos de identidade organizacional, com o entendimento de que as tribos urbanas são um tipo de organização. O corpus da pesquisa é composto por entrevistas com dezesseis pessoas que se identificam como geeks, sendo essas analisadas pela categorização temática. Os resultados sugerem que o início do consumo de produtos geek ocorre ainda durante a infância, se estendendo até a fase adulta, sendo influenciado por personagens dos universos de fantasia e ficção. Os produtos consumidos contêm elementos simbólicos de fantasias e ficções de maneira que passam a representar a extensão do “eu” dos membros da tribo, sendo uma forma de construir as identidades coletivas de uma tribo urbana, neste caso, os geeks. Nós mostramos que estudos de identidade organizacional podem promover um maior diálogo com a CCT para entender as complexidades incorporadas à identidade e as múltiplas afiliações e vínculos na construção identitária das pessoas que constituem uma organização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0.
A O&S adota a Licença de Atribuição do Creative Commons 4.0 em todos os trabalhos publicados, exceto, quando houver indicação específica de detentores de direitos autorais.