“Territórios Simbólicos de Identidades” Geeks: o Consumo de Fantasias e Ficções na Construção das Identidades Coletivas de uma Tribo Urbana

Autores

  • Paulo Junio dos Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • André Francisco Alcântara Fagundes Universidade Federal de Uberlâncdia
  • Cíntia Rodrigues de Oliveira Medeiros Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

tribos urbanas, identidade organizacional, identidades coletivas.

Resumo

Neste estudo, nosso objetivo é compreender como o consumo de produtos por geeks atua na construção da identidade de indivíduos que se reconhecem como integrantes dessa tribo urbana. Os geeks são considerados membros engajados e fascinados por um tópico relacionado a universos de fantasia e ficção científica, e, admitindo-se uma microescala, se constituem em um território de identidade. Como abordagem teórica, esta pesquisa busca promover um diálogo entre os estudos que utilizam a consumer culture theory (CCT) e os estudos de identidade organizacional, com o entendimento de que as tribos urbanas são um tipo de organização. O corpus da pesquisa é composto por entrevistas com dezesseis pessoas que se identificam como geeks, sendo essas analisadas pela categorização temática. Os resultados sugerem que o início do consumo de produtos geek ocorre ainda durante a infância, se estendendo até a fase adulta, sendo influenciado por personagens dos universos de fantasia e ficção. Os produtos consumidos contêm elementos simbólicos de fantasias e ficções de maneira que passam a representar a extensão do “eu” dos membros da tribo, sendo uma forma de construir as identidades coletivas de uma tribo urbana, neste caso, os geeks. Nós mostramos que estudos de identidade organizacional podem promover um maior diálogo com a CCT para entender as complexidades incorporadas à identidade e as múltiplas afiliações e vínculos na construção identitária das pessoas que constituem uma organização. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Junio dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

E-mail: paulojunio.ufv@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6315-5064

André Francisco Alcântara Fagundes, Universidade Federal de Uberlâncdia

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor de pósgraduação da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

E-mail: andre.fagundes@ufu.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1177-4514

Cíntia Rodrigues de Oliveira Medeiros, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV/Eaesp) com pós-doutorado em Administração na FGV/Eaesp. Professora de pós-graduação da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

E-mail: cintia@ufu.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7999-9002

Publicado

2022-03-08

Como Citar

1.
Santos PJ dos, Fagundes AFA, Medeiros CR de O. “Territórios Simbólicos de Identidades” Geeks: o Consumo de Fantasias e Ficções na Construção das Identidades Coletivas de uma Tribo Urbana. Organ. Soc. [Internet]. 8º de março de 2022 [citado 22º de dezembro de 2024];29(100). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/32089

Edição

Seção

Artigos