Análise da Produção Científica sobre Transformative Consumer Research e Transformative Service Research

Autores

  • Manoel Bastos Gomes Neto Universidade Federal do Cariri
  • Lucas Emmanuel Nascimento Silva Universidade Federal do Cariri
  • Sérgio Henrique de Oliveira Lima Universidade Federal do Cariri
  • Rebeca da Rocha Grangeiro UFCA

Palavras-chave:

transformative consumer research, transformative service research, análise bibliométrica.

Resumo

A Transformative Consumer Research (TCR) surgiu para preencher as lacunas e superar a fragmentação no campo da pesquisa em consumo no domínio do bem-estar. Este movimento deu origem à Transformative Service Research (TSR), estudos dedicados a identificar e avaliar os efeitos de bem-estar advindos dos serviços. O objetivo do presente trabalho foi mapear a produção científica sobre TCR e TSR, a partir de uma análise bibliométrica e uma análise de conteúdo de uma amostra de 114 artigos disponibilizados nas bases de dados Scopus, SciELO e SPELL. O estudo oferece um mapeamento dos periódicos e autores mais produtivos, das obras de maior impacto, além da análise das categorias temáticas e análises de redes. Os resultados mostram um discreto crescimento no interesse sobre o tema, o que indica a necessidade de intensificação de pesquisas no campo, voltadas principalmente a áreas de estudo tais como vulnerabilidade econômica, obesidade, consumo de álcool e drogas, indivíduos com deficiência física, práticas ambientais, adoção de estratégias sustentáveis, tecnologia e serviço social. No contexto brasileiro, identifica-se a necessidade de difundir o tema no âmbito acadêmico, ou seja, em programas de pós-graduação na área de marketing, revistas e eventos científicos. Em última análise, este trabalho é considerado um chamado a uma mudança nas perspectivas dos pesquisadores e avaliadores de periódicos em TCR e TSR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Bastos Gomes Neto, Universidade Federal do Cariri

Graduando do curso de Administração da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

E-mail: neto26bastos@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4400-5877

Lucas Emmanuel Nascimento Silva, Universidade Federal do Cariri

Graduando do curso de Administração da Universidade Federal do Cariri.

E-mail: lucasemmanuel1998@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7767-1724

Sérgio Henrique de Oliveira Lima, Universidade Federal do Cariri

Doutor em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará. Professor do Curso de Administração da Universidade Federal do Cariri.

E-mail: shlima05@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2738-4492

Rebeca da Rocha Grangeiro, UFCA

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Professora do Curso de Administração
da Universidade Federal do Cariri.

E-mail: rebeca.grangeiro@ufca.edu.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9292-2648

Publicado

2021-04-26

Como Citar

1.
Gomes Neto MB, Nascimento Silva LE, Lima SH de O, Grangeiro R da R. Análise da Produção Científica sobre Transformative Consumer Research e Transformative Service Research. Organ. Soc. [Internet]. 26º de abril de 2021 [citado 30º de junho de 2024];28(96). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/31826

Edição

Seção

Artigos