Batalhando com Espadas e Escudos: uma Análise Semântica do Paradoxo entre Pertencimento e Desempenho em uma Cooperativa

Autores

  • Bruno Felix Fucape Business School

Palavras-chave:

paradox; semantics; storytelling; sensemaking; cooperative.

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender como a análise semântica do processo de (re) construção de narrativas organizacionais pode auxiliar uma cooperativa no gerenciamento de objetivos paradoxais. Realizamos um estudo de caso único com base em entrevistas em profundidade com 47 funcionários, observações não participantes e análise documental em uma cooperativa de crédito brasileira. Nossos resultados mostraram que os indivíduos podem contar histórias como uma forma de influenciar a construção de sentido dos outros sobre "o que está acontecendo aqui". Quando tais histórias mostram adequação semântica ao contexto organizacional linguístico, elas se tornam capazes de moldar a construção de sentido de outras pessoas. Como histórias diferentes e competitivas podem coexistir, elas podem refletir tanto autodefinições polarizadas (por exemplo, "somos centrados nas finanças" versus "somos centrados na sociedade") e paradoxais ("somos centrados no financeiro e no social"). Assim, o elemento semântico das narrativas organizacionais não apenas revela a natureza dialógica das organizações, mas também sua natureza paradoxal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Felix, Fucape Business School

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor Associado na Fucape Business School. As pesquisas de Bruno Felix incluem temas como Paradoxos, Diversidade, Identidade no Trabalho e Chamados Ocupacionais.

E-mail: bfelix@fucape.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6183-009X

Publicado

2021-12-01

Como Citar

1.
Felix B. Batalhando com Espadas e Escudos: uma Análise Semântica do Paradoxo entre Pertencimento e Desempenho em uma Cooperativa. Organ. Soc. [Internet]. 1º de dezembro de 2021 [citado 22º de dezembro de 2024];28(99). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/30490

Edição

Seção

Artigos