Etnografia Audiovisual: Potenciais e Desafios na Pesquisa Organizacional
Palavras-chave:
Metodologia de pesquisa, Audiovisual, Etnografia, Estudos Organizacionais, Filme Etnográfico.Resumo
O uso audiovisual prefulgura tanto na sociedade contemporânea quanto na prática da pesquisa acadêmica em Ciências Sociais, apesar de ainda não encontrar vigor na pesquisa organizacional. O objetivo deste artigo é congregar o conhecimento acumulado sobre a relação entre etnografia e audiovisual com o propósito de contribuir para o avanço das práticas metodológicas de pesquisa em estudos organizacionais. A partir de uma revisão extensiva nas produções sobre essa relação, reunimos, organizamos e sistematizamos a discussão sob o conceito de ‘etnografia audiovisual’. Se esta relação é ampla e variada no campo das Ciências Sociais, ela ainda é tímida e inexpressiva no campo dos Estudos Organizacionais. Nesta pesquisa, elaboramos, apresentamos e discutimos dois eixos que nos ajudam a pensar virtudes e desafios da etnografia audiovisual para a pesquisa organizacional: o eixo da integração do audiovisual na etnografia e o eixo da autoria do audiovisual na etnografia. Implicações para pesquisas futuras são formuladas e discutidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0.
A O&S adota a Licença de Atribuição do Creative Commons 4.0 em todos os trabalhos publicados, exceto, quando houver indicação específica de detentores de direitos autorais.