Narrativas de Trabalhadoras Rurais: a Construção da Subalternidade, os Espaços Hierarquizados e a Dominação Colonial

Autores

  • Fernanda Junia Dornela Universidade Federal de Uberlândia
  • Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Trabalhadoras Rurais, Cafeicultura, Relações de gêneros, Pós-colonialismo

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa é analisar as heranças do colonialismo expressas nas narrativas de mulheres trabalhadoras rurais da cafeicultura na região do Cerrado Mineiro. É uma pesquisa qualitativa, cujo material empírico é composto por entrevistas narrativas realizadas com quatorze trabalhadoras rurais da cafeicultura dos municípios de Patrocínio, Carmo do Paranaíba e Monte Carmelo, no estado de Minas Gerais. O material empírico foi submetido à técnica de análise temática. Os resultados sugerem que as heranças do colonialismo são expressas nas temáticas identificadas da subalternidade construída, dos espaços hierarquizados e da dominação colonial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Junia Dornela, Universidade Federal de Uberlândia

Mestra em administração pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutoranda em administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

E-mail: fernandadornela.ufv@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7140-051X

Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Professora do Programa de Pós-graduação em Administração da Faculdade de Gestão e Negócios da UFU.

E-mail: cintia@ufu.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7999-9002

Publicado

2021-09-09

Como Citar

1.
Dornela FJ, Medeiros CR de O. Narrativas de Trabalhadoras Rurais: a Construção da Subalternidade, os Espaços Hierarquizados e a Dominação Colonial. Organ. Soc. [Internet]. 9º de setembro de 2021 [citado 22º de dezembro de 2024];28(97). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/28466

Edição

Seção

Artigos