Corrupção: Reflexões Epistemológicas e Contribuições para o Campo de Públicas

Autores

  • Suélem Viana Macedo Universidade Federal de Viçosa
  • Josiel Lopes Valadares Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

administração pública, paradigmas, interesse público, participação social.

Resumo

Por ser um fenômeno recorrente na história, diferentes concepções buscaram formular um conceito que defina o termo corrupção. Nesse sentido, esse ensaio teórico tem como objetivo apresentar uma perspectiva que amplie a compreensão da corrupção para além das correntes que dominam os estudos da administração pública brasileira. A pesquisa indica que a reconstrução epistêmica do significado da corrupção deve partir da concepção de interesse público como o resultado de processos deliberativos entre cidadãos e Estado. Tal perspectiva contribui para o debate sobre a importância da participação da sociedade civil no controle da corrupção e na construção do próprio interesse público. Ela aponta, ainda, que um controle mais eficaz não se reduz apenas à promoção de reformas na lei, mas também inclui o aprimoramento das virtudes cívicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suélem Viana Macedo, Universidade Federal de Viçosa

Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Viçosa (UFV).

E-mail: suelemvianamacedo@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1610-1856

Josiel Lopes Valadares, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Administração na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professor do Programa de PósGraduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

E-mail: adm_josiel@yahoo.com.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2559-9617

Publicado

2021-04-26

Como Citar

1.
Macedo SV, Valadares JL. Corrupção: Reflexões Epistemológicas e Contribuições para o Campo de Públicas. Organ. Soc. [Internet]. 26º de abril de 2021 [citado 22º de dezembro de 2024];28(96). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/28370

Edição

Seção

Artigos