Sociomaterialidade e Análise Organizacional: da Retórica à Relevância
Palavras-chave:
consequências sociais da mudança tecnológica, estrutura organizacional, mudança organizacional, pragmatismo, sociomaterialidadeResumo
Este ensaio amplia o debate sobre a sociomaterialidade com uma crítica à atual agenda ontológica. Com base na literatura influente nas áreas de administração e estudos organizacionais, e sistemas de informação, apresenta-se o surgimento, o desenvolvimento, a consolidação e a popularização do debate sobre as relações entre o social e o material em organizações. Com base nessa trajetória, sugere-se que a atual agenda para uma ontologia sociomaterial constitui-se predominantemente por meio de usos retóricos da noção de ontologia. A relevância desta+ contribuição reside em questionar o suposto desenvolvimento de uma ontologia capaz de fundir o social e o material, descrevendo e exemplificando suas estratégias retóricas: aleatoriedade autoral, centrifugação teórica e procrastinação conceitual. Conclui-se que é necessário retornar ao fenômeno relevante “no” debate do ponto de vista de sua trajetória: a difusão de novas tecnologias e as subsequentes implicações nos níveis organizacional e social. A principal implicação para pesquisas futuras é a adoção de ontologias pragmáticas visando restaurar a primazia do fenômeno sobre a ontologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0.
A O&S adota a Licença de Atribuição do Creative Commons 4.0 em todos os trabalhos publicados, exceto, quando houver indicação específica de detentores de direitos autorais.