Discursos e Iniciativas Educacionais de Desenvolvimento de Competências para a Sustentabilidade do World Business Council for Sustainable Development

Autores

  • Robson Malacarne Instituto Federal do Espírito Santo
  • Janette Brunstein Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

think tank, ações educacionais, desenvolvimento de competências para a sustentabilidade, WBCSD, Derrida.

Resumo

A adoção da lógica de competências para pensar o desenvolvimento sustentável (DS) no ambiente empresarial vem crescendo tanto na literatura da área, como também em programas de iniciativa empresarial. Um ator que desponta com o propósito de assumir a liderança nesse processo é o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD). Este artigo buscar responder ao seguinte problema de pesquisa: Os discursos e iniciativas de desenvolvimento de competências para a sustentabilidade do WBCSD são espaços de várias traduções sobre a sustentabilidade corporativa ou lugar de reafirmação de discursos logocêntricos e definitivos sobre a temática? Para tanto, analisou-se os documentos institucionais (Visão 2050 e Ação 2020) e procedeu-se a uma série de visitas in loco nos Conselhos Empresariais do WBCSD (brasileiro e português). Além disso, conduziu-se um conjunto de entrevistas em profundidade com os gestores e participantes das iniciativas de desenvolvimento de competências para a sustentabilidade (DCpS). Os dados foram analisados de acordo com as categorias do processo de desconstrução de Derrida. A análise das iniciativas educacionais dos Conselhos Empresariais do WBCSD (brasileiro e português) demonstrou que se acolhe os diversos discursos sobre sustentabilidade corporativa no percurso formativo, no entanto, reafirma-se um pensamento logocêntrico e definitivo sobre a temática quando se entende que o modo de se realizar as diretrizes do Visão 2050 limita-se a aplicação de ferramentas gerenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Malacarne, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutor em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com pós-doutorado em Desconstrução e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Coimbra. Professor do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Viana. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH). Pesquisador dos Grupos de Pesquisa POIEIN, GEPESE e Logística & Administração Contemporânea. Coorganizador do livro Desenvolvimento Regional Sustentável: revisitar conceitos para construir novas alternativas.

E-mail: robson.malacarne@ifes.edu.br

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-6085-7853

Janette Brunstein, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado no Center for Excellence in Transformative Teaching and Learning na University of Central Oklahoma. Pró-reitora de graduação e Professora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Líder do Grupo “Pesquisa e Formação em Administração” do CNPq.

E-mail: janette@mackenzie.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9019-3349

Publicado

2021-12-01

Como Citar

1.
Malacarne R, Brunstein J. Discursos e Iniciativas Educacionais de Desenvolvimento de Competências para a Sustentabilidade do World Business Council for Sustainable Development. Organ. Soc. [Internet]. 1º de dezembro de 2021 [citado 22º de dezembro de 2024];28(99). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/27669

Edição

Seção

Artigos