Inovação e gestão universitária no campo decolonial: estudo do suporte normativo de uma universidade de integração internacional
Palavras-chave:
Epistemologias do Sul. Decolonialidade. Diversidade Cultural. Multidimensionalidade do Fenômeno EducativoResumo
A pesquisa objetivou refletir sobre modelos de gestão universitária, na perspectiva de caracterizar a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) como um projeto inovador de educação superior e compreender a “novidade” atrelada ao discurso normativo no âmbito da sua missão institucional. Além disso, objetivou-se sugerir insights para a edificação de um modelo de gestão universitária que comporte as contradições entre as lógicas de mercado versus pertinência social. Para tanto, a pesquisa documental percorreu o discurso normativo com suporte em análise léxica e de conteúdo, com auxílio dos softwares Iramuteq e Atlas Ti. Com base na análise dos clusters concepção de formação, missão institucional e organização institucional derivou-se que a “novidade” atrelada ao discurso normativo do projeto está no sentido de sua perspectiva epistemológica, que considera a “decolonialidade” epistêmica na constituição de possibilidades acadêmico-formativas integradoras da diversidade cultural em respeito à pluralidade de saberes. Com isso, surgiram insights no sentido de uma concepção de gestão universitária a partir de uma leitura epistemológica alternativa e que compreenda a multidimensionalidade do ser humano e dos sistemas sociais (como crítica à instrumentalidade econômica), assim como a multidimensionalidade do fenômeno educativo.Downloads
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Publicado
2020-11-04
Como Citar
1.
Bizarria FP de A, Tassigny MM, Barbosa FLS, Freire JC da S. Inovação e gestão universitária no campo decolonial: estudo do suporte normativo de uma universidade de integração internacional. Organ. Soc. [Internet]. 4º de novembro de 2020 [citado 22º de dezembro de 2024];27(95). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/27102
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Artigos
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