Inovação e gestão universitária no campo decolonial: estudo do suporte normativo de uma universidade de integração internacional

Autores

  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Universidade da Intergração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Mônica Mota Tassigny Universidade de Fortaleza
  • Flávia Lorenne Sampaio Barbosa Universidade Federal do Piauí
  • Jacqueline Cunha da Serra Freire Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Epistemologias do Sul. Decolonialidade. Diversidade Cultural. Multidimensionalidade do Fenômeno Educativo

Resumo

A pesquisa objetivou refletir sobre modelos de gestão universitária, na perspectiva de caracterizar a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) como um projeto inovador de educação superior e compreender a “novidade” atrelada ao discurso normativo no âmbito da sua missão institucional. Além disso, objetivou-se sugerir insights para a edificação de um modelo de gestão universitária que comporte as contradições entre as lógicas de mercado versus pertinência social. Para tanto, a pesquisa documental percorreu o discurso normativo com suporte em análise léxica e de conteúdo, com auxílio dos softwares Iramuteq e Atlas Ti. Com base na análise dos clusters concepção de formação, missão institucional e organização institucional derivou-se que a “novidade” atrelada ao discurso normativo do projeto está no sentido de sua perspectiva epistemológica, que considera a “decolonialidade” epistêmica na constituição de possibilidades acadêmico-formativas integradoras da diversidade cultural em respeito à pluralidade de saberes. Com isso, surgiram insights no sentido de uma concepção de gestão universitária a partir de uma leitura epistemológica alternativa e que compreenda a multidimensionalidade do ser humano e dos sistemas sociais (como crítica à instrumentalidade econômica), assim como a multidimensionalidade do fenômeno educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade da Intergração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutora e Mestre em Administração. Especialista em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará.

Mônica Mota Tassigny, Universidade de Fortaleza

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris). Professora titular do Programa de Pós Graduação em Direito Constitucional (PPGD/UNIFOR)

Flávia Lorenne Sampaio Barbosa, Universidade Federal do Piauí

Doutora, Mestre e Graduada em Administração de Empresas. Professora efetiva do Curso de Administração da Universidade Federal do Piauí, Campus Floriano.

Jacqueline Cunha da Serra Freire, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (UFPA/NAEA/PDTU, Capes/conceito 6). Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento (UFPA/NAEA/PLADES). Membro do Grupo de Pesquisa e Extensão Educação e Cooperação Sul-Sul (ELOSS) cadastrado no Diretório do CNPq.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

1.
Bizarria FP de A, Tassigny MM, Barbosa FLS, Freire JC da S. Inovação e gestão universitária no campo decolonial: estudo do suporte normativo de uma universidade de integração internacional. Organ. Soc. [Internet]. 4º de novembro de 2020 [citado 22º de dezembro de 2024];27(95). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/27102

Edição

Seção

Artigos