Lei Municipal de Incentivo à Cultura: Quais os Efeitos Inclusivos e Democráticos na Produção Cultural Local?

Autores

  • Wescley Silva Xavier Universidade Federal de Viçosa http://orcid.org/0000-0003-3524-3566
  • Maria Aparecida Neves Azevedo Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

estudos organizacionais, produção cultural, democratização da cultura

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o efeito inclusivo e democrático da lei municipal de incentivo à cultura em Cataguases (MG), considerando fundamentalmente a promoção de cidadania e preservação identitária através da produção cultural. O acesso aos dados foi realizado a partir de entrevistas não estruturadas feitas com produtores culturais da cidade, sendo a análise procedida a partir de uma concepção marxista do discurso. Os resultados mostram que os projetos aprovados geram uma forma de centralização da produção cultural a nível local, que se caracteriza pela concentração dos recursos em grupos já estabelecidos e pelo distanciamento de grupos historicamente marginalizados. Além disso, esse quadro se agrava quando outras ações culturais são relegadas a fundações culturais da cidade, reforçando o caráter distintivo da cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wescley Silva Xavier, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, com pós-doutorado em Sociologia pela Lancaster University. Professor adjunto da Universidade Federal de Viçosa.

E-mail: wescley@ufv.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3524-3566

 

Maria Aparecida Neves Azevedo, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em administração pela Universidade Federal de Viçosa.

E-mail: marynevesazevedo@hotmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9941-6609

Publicado

2021-09-09

Como Citar

1.
Xavier WS, Azevedo MAN. Lei Municipal de Incentivo à Cultura: Quais os Efeitos Inclusivos e Democráticos na Produção Cultural Local?. Organ. Soc. [Internet]. 9º de setembro de 2021 [citado 22º de dezembro de 2024];28(97). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/25698

Edição

Seção

Artigos