Compreendendo a Prática da Gestão Escolar pela Perspectiva da Sociomaterialidade
Palavras-chave:
gestão escolar, teorias da prática, sociomaterialidade, educação, estudos organizacionais.Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar a prática da gestão escolar à luz da sociomaterialidade em uma escola pública de uma capital do nordeste brasileiro. Ao estudar a gestão escolar a partir da sociomaterialidade, entende-se que essa prática não ocorre, exclusivamente, por meio das “mãos” do diretor(a), mas trata-se de um fenômeno dinâmico, situado e que assume várias nuances em decorrência da interação dos diversos atores (humanos e não humanos). Utilizou-se a pesquisa qualitativa, por meio dos métodos de shadowing e interview to the double. Para análise dos dados, foi utilizado o framework elaborado por Bispo (2015). Identificou-se a existência de três fragmentos de práticas que compõem a textura da gestão escolar: prática pedagógica, prática de apoio administrativo e prática do interesse social. Ficou evidente como a prática da gestão escolar não acontece de maneira isolada, mas está interligada a uma textura maior de práticas sociomateriais.
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