Compreendendo a Prática da Gestão Escolar pela Perspectiva da Sociomaterialidade

Autores

  • Elton Oliveira de Moura Instituto Federal de Alagoas
  • Marcelo de Souza Bispo Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

gestão escolar, teorias da prática, sociomaterialidade, educação, estudos organizacionais.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a prática da gestão escolar à luz da sociomaterialidade em uma escola pública de uma capital do nordeste brasileiro. Ao estudar a gestão escolar a partir da sociomaterialidade, entende-se que essa prática não ocorre, exclusivamente, por meio das “mãos” do diretor(a), mas trata-se de um fenômeno dinâmico, situado e que assume várias nuances em decorrência da interação dos diversos atores (humanos e não humanos). Utilizou-se a pesquisa qualitativa, por meio dos métodos de shadowing e interview to the double. Para análise dos dados, foi utilizado o framework elaborado por Bispo (2015). Identificou-se a existência de três fragmentos de práticas que compõem a textura da gestão escolar: prática pedagógica, prática de apoio administrativo e prática do interesse social. Ficou evidente como a prática da gestão escolar não acontece de maneira isolada, mas está interligada a uma textura maior de práticas sociomateriais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elton Oliveira de Moura, Instituto Federal de Alagoas

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor de administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL). Pesquisador membro do Núcleo de Pesquisas em Aprendizagem e Conhecimento (NAC-CNPq).

E-mail: eltonom@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0172-724X

Marcelo de Souza Bispo, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com pós-doutorado em teoria social pela Universidade de Kentucky (EUA). Atualmente é professor da Universidade Federal da Paraíba no departamento de administração e do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA/UFPB). É colíder do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento (NAC-CNPq).

E-mail: marcelodesouzabispo@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5817-8907

Publicado

2021-04-26

Como Citar

1.
Moura EO de, Bispo M de S. Compreendendo a Prática da Gestão Escolar pela Perspectiva da Sociomaterialidade. Organ. Soc. [Internet]. 26º de abril de 2021 [citado 22º de dezembro de 2024];28(96). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/25657

Edição

Seção

Artigos