A Percepção de Profissionais e Gestores da Saúde sobre a Alocação de Recursos na Atenção Primária de Municípios de Minas Gerais

Autores

  • Lucas Maia dos Santos Instituto Federal de Minas Gerais
  • Márcio Augusto Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

atenção primária, finanças públicas, políticas públicas, níveis institucionais.

Resumo

Este estudo teve o objetivo de analisar e descrever as percepções de profissionais e gestores de saúde sobre os principais fenômenos que influenciam a alocação de recursos na atenção primária da saúde. Com abordagem qualitativa, a pesquisa de campo deste estudo foi realizada em dez municípios de Minas Gerais, a partir de onze grupos focais, seis entrevistas e dois questionários semiestruturados nos anos de 2014 e 2015 e nove grupos focais e cinco entrevistas no ano de 2018, totalizando a participação de 133 profissionais e gestores de saúde. Ainda foram adicionadas outras fontes de evidências, como observações não participantes, fotografias e documentos da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e do Ministério da Saúde. Com base na análise de conteúdo, foram obtidas oito categorias de fenômenos que influenciam a alocação de recursos na APS, derivadas de processos cotidianos de interação entre população, profissionais e gestores de saúde. Constatou-se que a atenção primária está em um contexto de mudança institucional, dependente da validade de atores e instituições, em diferentes níveis institucionais. Entre os fatores determinantes da alocação de recursos na APS, destacam-se a influência das agências dos atores envolvidos, da trajetória hospitalar, da iniciativa privada, do corporativismo médico, da influência de políticos, da capacidade de gestão municipal, da infraestrutura e de grupos de indivíduos específicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Maia dos Santos, Instituto Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, com período sanduíche na Rutgers University, Estados Unidos. Professor do IFMG Campus Sabará e do Mestrado Profissional em Administração do IFMG Campus Formiga.

E-mail: lucas.maia@ifmg.edu.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3340-9027

Márcio Augusto Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais

PhD em Administração pela Aston University. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG).

E-mail: marciouk@yahoo.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2995-170X

Publicado

2021-10-19

Como Citar

1.
Santos LM dos, Gonçalves MA. A Percepção de Profissionais e Gestores da Saúde sobre a Alocação de Recursos na Atenção Primária de Municípios de Minas Gerais. Organ. Soc. [Internet]. 19º de outubro de 2021 [citado 22º de novembro de 2024];28(98). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/25582

Edição

Seção

Artigos