De Kant a Popper: Razão e Racionalismo Crítico nos Estudos Organizacionais

Autores

  • Felipe Fróes Couto Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Luiz Alex Silva Saraiva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Alexandre de Pádua Carrieri Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Palavras-chave:

Immanuel Kant, Karl Popper, razão, racionalismo crítico, estudos organizacionais.

Resumo

O objetivo deste ensaio é revisitar a construção teórica do Racionalismo Crítico, partindo da filosofia da razão kantiana, contida nas obras A crítica da razão pura e A crítica da razão prática, até a sua respectiva influência na obra de Karl Popper. Visamos, com esse exercício, lançar luz sobre a abordagem racionalista crítica nos Estudos Organizacionais. Nosso argumento é que o pensamento kantiano abriu espaço, por um lado, para uma filosofia negativa que considera o idealismo, as prénoções e o conhecimento a priori fundamentais para a concepção criativa do conhecimento, e, por outro, para uma ciência hipotético-dedutiva que visa aproximar-nos da verdade por meio da crítica. A base do racionalismo crítico reside na busca da razão e da verdade transcendental. Esse é um chamado não apenas para a produção de teorias, mas para a dedicação ao teste de sua validade – o que não tem recebido tanta atenção dos pesquisadores no campo dos estudos organizacionais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Fróes Couto, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG). Professor de Educação Superior na Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). 


E-mail: felipe.couto@unimontes.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4928-9920

Luiz Alex Silva Saraiva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

E-mail: saraiva@face.ufmg.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5307-9750

Alexandre de Pádua Carrieri, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

E-mail: alexandre@face.ufmg.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8552-8717

Publicado

2021-04-26

Como Citar

1.
Couto FF, Saraiva LAS, Carrieri A de P. De Kant a Popper: Razão e Racionalismo Crítico nos Estudos Organizacionais. Organ. Soc. [Internet]. 26º de abril de 2021 [citado 22º de dezembro de 2024];28(96). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/25256

Edição

Seção

Artigos