Caracterização do Público Lojista de um Centro de Compras no Agreste das Confecções: Tendências Disposicionais e Tensões Administrativas.
Palavras-chave:
agreste das confecções, centro de compras, habitus, tendência disposicional, público lojista.Resumo
Este artigo visa avançar no sentido da caracterização do público lojista, proprietários de negócios e gerentes-responsáveis, de um centro de compras situado em uma região específica do interior do Nordeste brasileiro. Por meio de uma leitura contextualizada da noção de habitus (Bourdieu), toma como objetivos específicos: (1) explorar similaridades e diferenças, em termos de tendências disposicionais administrativas, no referido público; e (2) identificar possíveis focos disposicionais para a tensão existente entre tal público e a administração do empreendimento. Trata-se de um estudo exploratório, onde foram realizadas 159 entrevistas e observações de campo de inspiração etnográfica. Os resultados identificaram três tendências disposicionais administrativas que parecem ser significativamente recorrentes entre os pesquisados, a saber: a) manutenção de práticas próximas à administração-feirante; b) adaptação ao novo ambiente de negócios; e c) hibridismos administrativos.
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