Metamorfoses de um discurso: carreiras sem fronteiras e o novo espírito do capitalismo

Autores

  • Filipe Augusto Silveira de Souza Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Ana Heloisa da Costa Lemos Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Marcelo Almeida de Carvalho Silva Unigranrio e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Palavras-chave:

Carreira. Carreiras sem fronteiras. Espírito do Capitalismo. Discurso

Resumo

A crise capitalista dos anos 1970 introduziu uma série de transformações que modificaram as formas de organização do trabalho. Essas mudanças foram compreendidas, por Boltanski e Chiapello (2009), como promotoras de um novo espírito para o capitalismo. Em consonância com essas alterações, o conceito de carreiras sem fronteiras emerge a partir dos anos 1990, trazendo em seu bojo a ideia de mobilidade interorganizacional, associada ao sucesso profissional. Adotado de maneira ampla, o conceito de carreiras sem fronteiras propõe, como orientação geral, a necessidade de o trabalhador desenvolver uma série de competências com vistas a adequar-se ao novo paradigma produtivo. Objetivamos, neste ensaio, refletir sobre o construto carreiras sem fronteiras, à luz da caracterização que Boltanski e Chiapello (2009) fazem da fase atual do capitalismo. Defendemos que o conceito de carreiras sem fronteiras serve como instrumento de mobilização da força de trabalho, contribuindo para ressignificar, sob a forma de autonomia e liberdade de escolha, a precariedade do trabalho sob esse novo paradigma. Apesar de seus aspectos controversos, o referido conceito vem se tornando referência no debate atual acerca da inserção no mundo do trabalho, o que justifica a importância desta discussão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Augusto Silveira de Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutorando do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) 

Ana Heloisa da Costa Lemos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutora em Sociologia pelo IUPERJ. Coordenadora do MBA em Gestão e Recursos Humanos da PUC-Rio. Coordenadora da área de Organizações do Departamento de Administração da PUC-Rio. Professora dos cursos de graduação e de pós-graduação Stricto Sensu e Lato Sensu do Departamento de Administração da PUC-Rio. Membro do Comitê Científico da Divisão de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD).

 

Marcelo Almeida de Carvalho Silva, Unigranrio e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Professor da Unigranrio. Doutorando do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) 

Downloads

Publicado

2020-04-27

Como Citar

1.
Souza FAS de, Lemos AH da C, Silva MA de C. Metamorfoses de um discurso: carreiras sem fronteiras e o novo espírito do capitalismo. Organ. Soc. [Internet]. 27º de abril de 2020 [citado 22º de novembro de 2024];27(92). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/24501

Edição

Seção

Artigos