Concepções de trabalho e desenvolvimento da competência profissional: estudo fenomenográfico com agentes locais de inovação do SEBRAE

Autores

  • Rubens de Araujo Amaro Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Concepções de Trabalho, Desenvolvimento de Competências, Reflexividade, Fenomenografia, Agentes Locais de Inovação

Resumo

Embora possua grande potencial para os estudos da competência, a fenomenografia ainda é pouco utilizada no país. Os estudos fenomenográficos têm documentado que as concepções de trabalho dos indivíduos dirigem sua aprendizagem para desempenhá-lo bem, pois são essas concepções que criam, formam e organizam os atributos (conhecimentos, habilidades e outros) postos em jogo para realizá-lo. Para desenvolver competências profissionais, as pesquisas sugerem que os indivíduos devem passar de concepções de trabalho superficiais para outras mais profundas. Contudo, há carência de estudos que identifiquem, empiricamente, gatilhos dessa mudança. Esse artigo visa a preencher essa lacuna. Seu objetivo foi analisar o processo de mudança de concepções de trabalho de um grupo de Agentes Locais de Inovação. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e analisados a partir de protocolos fenomenográficos. Foram identificados a “busca pelo atingimento de metas” e o “desejo de realizar um trabalho de qualidade” como gatilhos da mudança de concepções e do desenvolvimento de novas competências.

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Biografia do Autor

Rubens de Araujo Amaro, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor da Universidade Federal do Espírito Santos, atuando na graduação e nos programas de pós-graduação em Administração e de Gestão Pública.

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Publicado

2020-04-27

Como Citar

1.
Amaro R de A. Concepções de trabalho e desenvolvimento da competência profissional: estudo fenomenográfico com agentes locais de inovação do SEBRAE. Organ. Soc. [Internet]. 27º de abril de 2020 [citado 22º de dezembro de 2024];27(92). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/23808

Edição

Seção

Artigos