Ressignificação, consumos e silêncios da cozinha doméstica

Autores

  • Felipe Gouvêa Pena Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luiz Alex Silva Saraiva Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Cozinha doméstica, Relações sociais de sexo, Movimento gourmet, Espetáculo.

Resumo

A avalanche de comerciais e programas televisivos promovendo uma cozinha esteticamente superior e repleta de produtos que facilitam o processo de cozinhar tem ajudado a ressignificar a cozinha tradicional. Neste artigo o objetivo é analisar a ressignificação material e simbólica pela qual a cozinha doméstica vem passando. Para isso foi feito um estudo baseado em método indutivo de abordagem qualitativa que usou entrevistas semiestruturadas com patrões e patroas, donas de casa e empregadas domésticas. Os dados coletados foram tratados por meio da análise do discurso, adequada à exploração de enunciados discursivos oriundos de distintos grupos sociais. Os principais resultados sugerem que, para além do consumo, a cozinha, para as mulheres, permanece como um espaço compulsório de trabalho, ao passo que, para os homens, trata-se de um espaço no qual promovem “espetáculos gastronômicos”. As principais contribuições que problematizam os atributos dessa nova cozinha investem em um falso antagonismo entre tradição, simplicidade e feminino, e inovação, sofisticação e masculino, em um espaço que atrai os homens ao distanciá-los da rotina e da obrigatoriedade de cozinhar, mantendo, para eles – e apenas para eles – a herança patriarcal de poder escolher se, como, quando, onde e para quem cozinhar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Gouvêa Pena, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Luiz Alex Silva Saraiva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2019-08-02

Como Citar

1.
Pena FG, Saraiva LAS. Ressignificação, consumos e silêncios da cozinha doméstica. Organ. Soc. [Internet]. 2º de agosto de 2019 [citado 30º de junho de 2024];26(90). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/22245

Edição

Seção

Artigos