Influência da avaliação de desempenho formal e seus mecanismos na confiança interpessoal entre gestores: justiça processual e qualidade do feedback percebidos
Palavras-chave:
Avaliação de desempenho, Confiança interpessoal, Justiça processual, Feedback.Resumo
Este estudo desvendou a influência da avaliação de desempenho formal individual na confiança entre gestores avaliadores-avaliados de diferentes níveis hierárquicos de uma empresa e, até que ponto essa confiança é afetada por dois mecanismos utilizados na avaliação, a justiça processual e o feedback. Replicando o estudo de Hartmann e Slapnicar (2009) a coleta dos dados ocorreu por meio de um questionário, traduzido desse estudo. Obteve-se resposta de 262 gestores de dois níveis hierárquicos de uma empresa transnacional brasileira, que conta com um sistema de avaliação de desempenho formal consolidado. As hipóteses elaboradas foram analisadas com estatística descritiva e modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que a avaliação de desempenho formal individual não apresenta influência positiva direta na confiança entre os gestores avaliadores-avaliados de diferentes níveis hierárquicos, porém, essa confiança é influenciada por mecanismos como a qualidade do feedback e a justiça processual percebida. Enquanto os resultados de Hartmann e Slapnicar (2009) indicaram que a confiança entre gestores avaliadores-avaliados de diferentes níveis hierárquicos depende da formalidade do procedimento da avaliação de desempenho, neste estudo se evidenciaram dissonâncias que instigam novas pesquisas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0.
A O&S adota a Licença de Atribuição do Creative Commons 4.0 em todos os trabalhos publicados, exceto, quando houver indicação específica de detentores de direitos autorais.