As Influências Raciais na Construção do Campo Etnográfico: Um estudo multissituado no Contexto Brasil-Canadá

Autores

  • Josiane Silva de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Goiás (PPGADM) e Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Palavras-chave:

Raça. Subjetividade. Etnografia. Organizações. Circo.

Resumo

A predominância do mito do etnógrafo assexuado e não racializado, já debatido na área da Antropologia, fez com que em muitos estudos etnográficos a busca pela neutralidade de desenvolvimento do trabalho de campo silenciasse como questões de gênero e de raça, por exemplo, influenciam o desenvolvimento de pesquisas nas organizações. No intuito de contribuir para sanar essa limitação teórica e empírica dos estudos, o objetivo deste artigo é discutir as influências das relações raciais na construção do campo etnográfico. Para tanto, destacamos o processo de construção de um estudo etnográfico multilocalizado realizado no contexto organizacional do circo contemporâneo. A pesquisa, realizada entre os anos de 2011 e 2013 no Brasil e no Canadá, enfatiza a construção da pesquisadora em termos de raça nos contextos estudados, ressaltando como questões cultuais locais dos diferentes países influenciaram a entrada da pesquisadora em campo, o acesso a informações, e, consequentemente, o desenvolvimento da etnografia no campo organizacional estudado. Como contribuição aos estudos organizacionais, debatemos que as pesquisas qualitativas nas organizações não podem ser pensadas com base na neutralidade do/a pesquisador/a no trabalho de campo e que as relações raciais influenciam os modos de condução das etnografias organizacionais inclusive em contextos transnacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Silva de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Goiás (PPGADM) e Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Goiás. Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Como Citar

1.
Oliveira JS de. As Influências Raciais na Construção do Campo Etnográfico: Um estudo multissituado no Contexto Brasil-Canadá. Organ. Soc. [Internet]. 29º de junho de 2018 [citado 22º de dezembro de 2024];25(86). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/17694

Edição

Seção

Artigos