O Deficiente Visual e o Ensino Fundamental: um estudo etnográfico sob a perspectiva da pesquisa transformativa do consumidor

Autores

  • Pedro Coelho Universidade Federal do Ceará
  • Nelsio Rodrigues de Abreu Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Pesquisa Transformativa do Consumido, Vulnerabilidade do Consumidor, Ensino Fundamental, Deficiência Visual

Resumo

A finalidade desta pesquisa foi conhecer o comportamento de consumo dos deficientes visuais ao usufruírem de serviços educacionais durante o ensino fundamental A investigação etnográfica, desenvolvida numa ONG que atua na educação de alunos com deficiência visual, resultou na coleta de dados por meio de 17 entrevistas narrativas com alunos do ensino fundamental, seis entrevistas em profundidade com gestores e professores da ONG Lar e cinco com responsáveis desses alunos, além de sete meses de observações participantes. Os resultados apontam que os colegas da escola, os professores, os gestores escolares e as ONGs que atuam com deficientes visuais são atores que interferem diretamente no comportamento de consumo dos sujeitos de pesquisa, sendo capazes de contribuir ou inibir o bem-estar subjetivo dos alunos. Além disso, a impotência diante da cobrança de taxas abusivas e a ausência de materiais didáticos adequados são características do contexto investigado que acentuam o estado de vulnerabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Coelho, Universidade Federal do Ceará

É graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará - FEAAC/UFC e mestre em Administração na Universidade Federal da Paraíba - PPGA/UFPB. Atualmente é doutorando em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará - PPAC/UFC - e professor assistente da Univerdade Federal do Oeste da Bahia

Nelsio Rodrigues de Abreu, Universidade Federal da Paraíba

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL e Graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal de Paraíba/UFPB, lecionando no Curso de Administração do Departamento de Administração/DA e no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFPB. Vice-Coordenador do PPGA/UFPB. Líder do Grupo de Pesquisa Consumo e Cibercultura - GPCiber. Avaliador ad hoc INEP/MEC. 

Downloads

Publicado

2018-06-29

Como Citar

1.
Coelho P, Abreu NR de. O Deficiente Visual e o Ensino Fundamental: um estudo etnográfico sob a perspectiva da pesquisa transformativa do consumidor. Organ. Soc. [Internet]. 29º de junho de 2018 [citado 22º de dezembro de 2024];25(86). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/17479

Edição

Seção

Artigos