Prática docente no ensino de administração: Analisando a mediação da emoção

Autores

  • Liliane Canopf Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Jucélia Appio Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Departamento de Ciências Sociais
  • Yára Lúcia Mazziotti Bulgacov Universidade Positivo - UP. Programa de Pós graduação em Administração
  • Denise de Camargo Universidade Tuiuti do Paraná UTP e Universidade Federal do Paraná UFPR

Palavras-chave:

Prática docente, formação do administrador, emoção

Resumo

Considerando a emoção imprescindível na constituição do psiquismo e como mediadora inseparável da ação/cognição, acredita-se que ela é uma das condições essenciais no processo significativo de ensino-aprendizagem, que contribua na superação da razão instrumental dominante nos cursos de administração rumo a uma prática docente mais sensível. Com uma abordagem qualitativa, de caráter construtivo-interpretativo, a unidade de análise foi a prática docente de um curso de Administração de uma universidade federal brasileira. A prática, calcada no cotidiano, onde o singular é legítimo para produção de conhecimento científico (REY, 2005), foi concebida a partir da abordagem histórico-cultural. A pesquisa sustentou-se em um processo dialógico, com aplicação do método da autoconfrontação simples, com entrevistas e notas de campo. Os resultados apoiaram a tese da emoção como mola propulsora do processo significativo de ensino-aprendizagem, sustentada pelo pressuposto teórico de que a emoção é a “gênese e sustentação da atividade humana e construtora de sentido” (CAMARGO, 2012, p. 1).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliane Canopf, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Graduação em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1995), mestrado em Gestão de Negócios pela Universidade Estadual de Maringá (2003) e doutorado em Administração pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo (2013). É professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e tem experiência na área de Administração, com ênfase em Pesquisa em Administração e Estudos Organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino Superior, Formação em Administração, Teoria da Atividade, Mediação da Emoção, Prática e Subjetividade.

Jucélia Appio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Departamento de Ciências Sociais

Doutora em Administração pela Universidade Positivo - UP de Curitiba ? PR (2012) , na qual foi bolsista do sistema FAPESC, participante do grupo de pesquisa em Estratégia e Empreendedorismo nas organizações e atua nas linhas de pesquisa em Estratégia, Competência e Gestão de Pessoas; Estratégia de Competitividade. Fez período sanduíche, com bolsa Capes, no Institut Supérieur de Gestion - ISG, Paris/França. Mestre em Administração pela FURB - Universidade Regional de Blumenau (2010), na qual foi bolsista do sistema FAPESC e participante do grupo de Pesquisas em Gestão Universitária e Ensino Superior. Graduada em Administração, com ênfase em Comércio Exterior, pela Universidade Paranaense ? UNIPAR, Francisco Beltrão ? PR (2005). É professora no Curso de Administração da UNIOESTE - Francisco Beltrão/PR e professora de especialização no Programa de Pós-Graduação lato Sensu. Possui publicação de artigos científicos em congressos e periódicos nacionais e internacionais e avaliadora had hoc em eventos como EnANPAD, ENEPEQ, SEMEAD e revista Perspectivas Contemporânea.

Yára Lúcia Mazziotti Bulgacov, Universidade Positivo - UP. Programa de Pós graduação em Administração

Possui Doutorado em Educação pela UNESP-Universidade Estadual de São Paulo, Campus Marília; Mestrado em Psicologia pela PUC_SP, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Especialização em Análise das Condições de Ensino pela UFSC, Universidade pela Universidade Federal de São Carlos, Graduação em Psicologia pela UEL, Universidade Estadual de Londrina. Professora titular do Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo, Curitiba. Professora Sênior do PMDA da Universidade Federal do Paraná. Coordena, junto ao CNPq, Grupo de Pesquisa: Práticas, Subjetividade e Organizações. Desenvolve pesquisas com base epistemológica interpretativa aproximando categorias teóricas da psicologia social sócio-histórica e cultural junto campo dos estudos organizacionais. Dedica-se a disciplinas: de Comportamento Organizacional, Comportamento Empreendedor, Análise de Práticas nas Organizações; Cultura, Identidade e Mudança. Investiga processos de constituição/reprodução /criação/inovação de práticas sociais ligadas ao humano no cotidiano organizacional. Orienta Iniciação Científica na Universidade Positivo. Investiga com alunos de doutorado, mestrado e graduação: a mediação da emoção nas praticas organizacionais; a prática do pesquisador em perspectiva etnográfica e auto etnográfica ; a prática do turismo em uma perspectiva sócio-histórica e cultural; a prática do gestor na perspectiva cultural; a construção do conceito de administração enquanto prática a partir da geração russa e europeia da Teoria da Atividade. Publica artigos em Congressos Nacionais tais como ENANPAD, SBEO, E Internacionais como EGOS e ALTEC e revistas nacionais como Cadernos EBAPE, RAC, Journal Learning. Inovation.

Denise de Camargo, Universidade Tuiuti do Paraná UTP e Universidade Federal do Paraná UFPR

Possui graduação em Formação de Psicólogos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1975), graduação em Licenciatura Em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1974), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Atualmente professora Sênior da Universidade Federal do Paraná e professor titular da Universidade Tuiuti do Paraná. Tem experiência na área de Educação e Práticas Sociais Comunitárias, atuando principalmente nos seguintes temas: emoção, subjetividade, prática educacional, diversidade e inclusão na perspectiva da Psicologia Social Comunitária e Psicologia Histórico-cultural.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Como Citar

1.
Canopf L, Appio J, Bulgacov YLM, Camargo D de. Prática docente no ensino de administração: Analisando a mediação da emoção. Organ. Soc. [Internet]. 29º de junho de 2018 [citado 23º de novembro de 2024];25(86). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/16889

Edição

Seção

Artigos