Os papéis da sociedade civil como protagonista no processo de promoção do consumo sustentável: uma análise baseada na percepção de especialistas brasileiros

Autores

  • Verônica Macário de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande
  • Carla Regina Pasa Gomez Universidade Federal de Pernambuco
  • Suzanne Érica Nobrega Correia Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Consumo sustentável, sociedade civil, cidadania

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar os papéis da sociedade civil para promover o consumo sustentável no contexto brasileiro. Considera-se que a promoção do consumo sustentável necessita da atuação da sociedade civil por meio de um processo emancipatório (SACHS, 2007), a partir do aprofundamento da democracia participativa e amplo exercício de cidadania (COSTA; TEODÓSIO, 2011; MICHELETTI; STOLLE, 2012). Isto porque consumo sustentável depende de mudanças estruturais associadas a fatores políticos, institucionais e de mercado, o que requer o desenvolvimento de propostas mais colaborativas, nas quais a sociedade civil exerce papéis de protagonista ao lado de governos e empresas. Assim, em termos de procedimentos metodológicos, foi realizada uma pesquisa junto a especialistas brasileiros na temática, a partir do uso do método Policy Delphi. Os resultados demonstram que dos papéis da sociedade civil analisados, apenas o carrotmob, no nível meso, não foi validado como relevante. Quanto aos demais papéis avaliados, apenas a prática do buycott foi classificado como “muito importante”, no nível micro, enquanto os outros foram classificados como “criticamente importante” no processo de promoção do consumo sustentável no contexto brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verônica Macário de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Administração (PROPAD/UFPE)
Professora Adjunta (UAAC/UFCG)

Carla Regina Pasa Gomez, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Engenharia de Produção

Professora Associada PROPAD/UFPE

Suzanne Érica Nobrega Correia, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Administração

Professora Adjunta UAAC/UFCG

Downloads

Publicado

2018-04-02

Como Citar

1.
de Oliveira VM, Gomez CRP, Correia S Érica N. Os papéis da sociedade civil como protagonista no processo de promoção do consumo sustentável: uma análise baseada na percepção de especialistas brasileiros. Organ. Soc. [Internet]. 2º de abril de 2018 [citado 22º de novembro de 2024];25(85). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/15899

Edição

Seção

Artigos