A Reflexividade Intensiva na Aprendizagem Organizacional: Uma Autoetnografia de Práticas em uma Organização Educacional

Autores

  • Eduardo Paes Barreto Davel Universidade Federal da Bahia
  • Cybele Amado de Oliveira Instituto Chapada de Educação e Pesquisa

Palavras-chave:

Reflexividade. Aprendizagem organizacional. Conflito. Organização educacional. Auto-etnografia.

Resumo

Esta pesquisa contribui para aprimorar o entendimento da reflexividade no processo de aprendizagem organizacional. Tem por objetivo examinar a reflexividade intensiva que é ativada pelos conflitos de tipo identitário. Assume-se que a metarreflexividade é a parte da reflexividade que compreende uma investigação do como estabelecemos, após uma reflexão, as aprendizagens que foram incorporadas na prática. A pesquisa fundamenta-se na abordagem  sócio-prática da aprendizagem e em uma autoetnografia de práticas em uma organização educacional, pois, neste tipo de organização, a reflexividade se desvela como forma primordial na atividade de ensinar e refletir sobre métodos, estratégias e práticas de ensino-aprendizagem. A autoetnografia enfocou três práticas metarreflexivas e consolidou-se por meio de entrevistas semiestruturadas e documentos organizacionais variados. Os resultados obtidos sugerem que a metarreflexividade é orientada por envolvimento como movimentos (aproximação e distanciamento) e pelo exercício de três tipos de ação gerencial: instigação, cuidado e conciliação. 

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Publicado

2018-04-02

Como Citar

1.
Davel EPB, Amado de Oliveira C. A Reflexividade Intensiva na Aprendizagem Organizacional: Uma Autoetnografia de Práticas em uma Organização Educacional. Organ. Soc. [Internet]. 2º de abril de 2018 [citado 22º de novembro de 2024];25(85). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/15877

Edição

Seção

Artigos