A Vida Organizada dos Fãs de Harry Potter

Autores

  • Flávia Zimmerle da Nóbrega Costa Universidade Federal de Pernambuco
  • André Luiz Maranhão de Souza Leão Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

potterheads, pós-estruturalismo, Análise de Discurso Foucaultiana, fãs, vida organizada.

Resumo

A saga Harry Potter se tornou um dos principais produtos da indústria do entretenimento da história, tendo um enorme impacto cultural e sendo emblemático de uma geração de fãs, denominados potterheads. Surgiu em um contexto de globalização e de grande desenvolvimento tecnológico, que afetou sobremaneira os modos de sociabilidade. Esse cenário instaurou da cultura da convergência, resultante da aproximação entre a cultura, a comunicação e a convergência das mídias, que estabeleceu uma estreita e inédita rede relacional entre tecnologias, produtores midiáticos e comunidades de fãs. Nesse contexto, as práticas dessas comunidades estabelecem verdades, influenciam indivíduos, moldam relações sociais e promovem ativismos, mostrando-se um modo contemporâneo de estar organizado, cuja forma de vida é mantida pelo imbricamento com processos de gestão ordinária e espaços sociais. O presente trabalho investiga esses processos partindo da seguinte questão de pesquisa: Como os potterheads governam sua vida organizada? A partir de um arquivo documental de práticas dos potterhead coletadas em mídias digitais, realizamos uma Análise de Discursos Foucaultiana. A pesquisa revelou uma formação discursiva indicativa de relações de governo dadas a partir do cuidado de si e do outro no interior do regime de um dispositivo, que legitima e ordena a forma como os potterhead se organizam, estabelecendo-se como um solo de subjetivação desses fãs. Nossa contribuição está em revelar como, na singularidade de um processo organizativo, a gestão se dá por estratégias de governo pautadas numa imbricada relação entre tecnologias de poder e tecnologias de si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Zimmerle da Nóbrega Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (Propad/UFPE) e professora adjunta da mesma instituição (CAA/UFPE). Pesquisadora do Círculo de Estudos de Fãs, Mídia e Entretenimento.

André Luiz Maranhão de Souza Leão, Universidade Federal de Pernambuco

André Leão holds a PhD degree in Management from Federal University of Pernambuco, where he is associate professor at the Management Department (DCA/UFPE) and faculty member of the Management Graduate Program (Propad/UFPE). He is fellow research of the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq), ad hoc reviewer for CNPq, Capes and several journals and scientific meetings, and coordinator of projects sponsored by research funding agencies. His publication is mainly on brands and consumer culture. His current research focus is on the entertainment industry, considering both media products and the activities and productions of its fans, under a post-structuralist perspective, following the agenda of the Circle of Fan, Media and Entertainment Studies.

Downloads

Publicado

2017-12-26

Como Citar

1.
Costa FZ da N, Leão ALM de S. A Vida Organizada dos Fãs de Harry Potter. Organ. Soc. [Internet]. 26º de dezembro de 2017 [citado 17º de julho de 2024];25(84). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/15174

Edição

Seção

Artigos