Papel social e competências gerenciais do professor do ensino superior: aproximações entre os construtos e perspectivas de pesquisa
Palavras-chave:
Papel Social. Competências Profissionais. Competências Gerenciais. Professor. Ensino Superior.Resumo
Este ensaio tem como objetivo discutir aproximações conceituais entre os construtos “papel social”, “competências profissionais” e “competências gerenciais” do professor do ensino superior. A noção de papel social tem sido usada de forma recorrente e espontaneamente pelos membros das organizações em suas descrições acerca de suas práticas e experiências. Argumenta-se que os papeis sociais que o professor de ensino superior desempenha (docente, pesquisador, gestor, orientador etc.) pautam-se em competências profissionais específicas que podem ser efetivas, ou não, dependendo do seu ambiente e contexto de atuação. Para atingir o objetivo proposto, buscou-se lançar luzes sobre as faces do papel social de professor-gestor e ampliar a discussão sobre esses construtos em um ambiente com atores e dinâmicas bastante peculiares, como o de uma instituição de ensino superior. Ao final, uma agenda de pesquisa que considera aspectos metodológicos e conexões temáticas foi sugerida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0.
A O&S adota a Licença de Atribuição do Creative Commons 4.0 em todos os trabalhos publicados, exceto, quando houver indicação específica de detentores de direitos autorais.