A Produção Científica sobre Sexualidade nos Estudos Organizacionais: uma análise das publicações realizadas entre 2005 e 2014
Palavras-chave:
Produção Científica, Sexualidade, LGBTs, Estudos OrganizacionaisResumo
O objetivo da pesquisa foi identificar, na área de estudos organizacionais, as principais abordagens contemporâneas sobre sexualidade, destacando os principais conceitos destes estudos. Como marco teórico, foram apresentados conceitos relacionados à sexualidade, enfatizando-se os trabalhos seminais sobre sexualidade no ambiente de trabalho. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em 14 periódicos - 7 nacionais e 7 internacionais - no período de 10 anos, compreendendo os anos de 2005 até 2014. Os temas abordados nos artigos foram agrupados em 7 categorias: (1) sexualidade, poder e resistência; (2) heteronormatividade nas organizações; (3) cultura organizacional e homofobia; (4) identidade sexual e homofobia; (5) propostas de não-discriminação de LGBTs; (6) espaço e socialização sexual; e (7) crítica aos saberes produzidos na academia. Percebe-se um aumento de diversidade de abordagens do tema nos últimos anos, especialmente por conta dos estudos internacionais assim como novas oportunidades de estudo para o contexto brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0.
A O&S adota a Licença de Atribuição do Creative Commons 4.0 em todos os trabalhos publicados, exceto, quando houver indicação específica de detentores de direitos autorais.